Thymos Energia acelera crescimento e diversifica atividades


No ano em que comemora dez anos de existência, a Thymos Energia, uma das maiores consultorias de energia do País, está ampliando e diversificando as suas atividades. A empresa fechou o primeiro semestre de 2023 com um crescimento de 41% no braço de consultoria, taxa superior à média de mercado. Além disso, agregou novos serviços ao seu portfólio, com a criação da Nottus, que é especializada no segmento de meteorologia e atende diversos segmentos além de energia. Desta forma, a companhia passa a dar suporte para indústrias de bens de produção, de capital e de consumo, fazendo uso de sua expertise já consolidada no setor de energia.  

“Estamos sempre atentos às lacunas, às necessidades do mercado, contribuindo para a tomada estratégica de decisões e projetando os investimentos que a mudança pode trazer”, comenta João Carlos Melo, CEO da Thymos Energia. Nos últimos cinco anos, a companhia participou de mais de 70 transações relevantes no setor elétrico brasileiro, tais como autoprodução, PPAs, participação em leilões e privatizações. 

A Thymos Energia participa, com diferentes escopos de atuação, de relevantes projetos para o Sistema Elétrico Brasileiro. No segmento de M&A e privatizações, a companhia assessorou o projeto de capitalização da Eletrobras e as privatizações de empresas do grupo gaúcho Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), entre outras iniciativas relevantes para o país. A previsão é dobrar o número de projetos nos próximos 5 anos, baseando-se na modernização em curso do setor de energia e no reaquecimento do mercado. “Estamos nos tornando uma consultoria extremamente especializada, com equipes altamente qualificadas em M&A, em questões regulatórias, gestão, entre outros setores”, afirma Melo.

A consultoria tem contribuído para o processo de modernização do setor elétrico por meio de sua área de inteligência. Realizou, por exemplo, um dos mais relevantes estudos sobre ampliação do mercado livre para a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Na análise, levantou dez fatores de reformas internacionais bem-sucedidas e apontou possíveis aplicações no Brasil. Outro trabalho relevante foi o estudo sobre a criação do mercado de capacidade, um elemento que melhora a eficiência alocativa dos custos de confiabilidade sistêmica e abre também espaço para a abertura total do mercado livre brasileiro.

A Thymos tem também uma atuação expressiva no mercado regulado. “Estimamos tarifas de cerca de 40 distribuidoras, desenvolvemos um levantamento aprofundado sobre o novo papel desse segmento no futuro e emitimos um número superior a 100 pareceres regulatórios”, diz Mello. 

Em relação à gestão de energia, a empresa cresceu 65% no primeiro semestre e conta com uma robusta carteira de clientes os quais economizam até 30% comprando energia no mercado livre com a gestão da Thymos, além de descarbonizarem seus processos produtivos.

“Somos uma das empresas que mais viabiliza contratação de renováveis, são 1,4 GWmédios de energia limpa contratada por meio de contratos de compra e venda de energia, os chamados PPAs (Power Purchase Agreement), acordos de autoprodução e trackrecord”, conta Alexandre Viana, COO da empresa

Para que os consumidores possam mensurar o real impacto de duas escolhas sustentáveis, a consultoria desenvolveu uma metodologia própria para calcular a quantidade de CO2 evitados por meio da opção por energia renovável dos consumidores da carteira da Thymos Energia. Já foram 62 clientes certificados, que contribuíram para evitar mais de 121 mil toneladas equivalentes de CO2 na atmosfera.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...