Topsoe acelera economia global de hidrogênio verde


A Topsoe, empresa de tecnologias de redução de emissões de carbono que está ajudando a acelerar o desenvolvimento das soluções de descarbonização necessárias para a produção de hidrogênio verde e outros combustíveis neutros em carbono, escolheu o software Process Simulation da AVEVA para modelar suas Células Eletrolisadoras de Óxido Sólido (SOECs) com o objetivo de otimizar seu projeto e desenvolver sua estratégia de controle.
Para atingir as metas globais do NetZero – de emissões líquidas zero, é essencial uma rápida descarbonização de todas as indústrias, mas nem todas podem ser facilmente eletrificadas. Frequentemente chamadas de setores de difícil redução, elas incluem as de transporte pesado, como transporte marítimo e aviação, mas também as indústrias intensivas em carbono, como as siderúrgicas e de produção petroquímica. O desafio consiste em encontrar e substituir os combustíveis fósseis por alternativas livres de carbono. É aqui que a Topsoe pode ajudar.

Por meio dos eletrolisadores SOEC altamente eficientes da Topsoe, é possível produzir o hidrogênio verde necessário para descarbonizar as indústrias intensivas em carbono. Como o tempo é essencial, a flexibilidade, a modelagem aberta e a facilidade de uso, o AVEVA Process Simulation está ajudando a acelerar a transição energética, permitindo aos engenheiros da Topsoe projetarem e otimizarem seus eletrolisadores com mais velocidade e eficiência.

De acordo com Poul Georg Moses, diretor de Tecnologia em Power-to-X da Topsoe, o hidrogênio verde é essencial para descarbonizar indústrias que não podem ser facilmente eletrificadas, e não há tempo a perder se quisermos alcançar as metas globais NetZero. “A Topsoe já está liderando o caminho, ao construir a maior instalação de fabricação de eletrolisadores SOEC do mundo que está nos possibilitando entregar soluções de tecnologia Power-to-X de hidrogênio verde em escala industrial². O software AVEVA Process Simulation é um divisor de águas, e suas simulações dinâmicas está nos ajudando a eliminar gargalos e a acelerar o desenvolvimento de nossas soluções.”

A AVEVA está aprofundando seu relacionamento com a Topsoe à medida que a indústria Power-to-X se desenvolve. “A transição energética bem-sucedida dependerá da rapidez com que as indústrias podem fornecer soluções de baixo carbono em escala. Projetamos o AVEVA Process Simulation com o objetivo de acelerar o ciclo de engenharia, para que as inovações possam ser executadas rapidamente e proporcionar reduções imediatas de carbono”, destaca Tobias Scheele, vice-presidente sênior de Produtos da AVEVA.
A Topsoe é um cliente AVEVA de longa data. A empresa dinamarquesa, que já utiliza o AVEVA PRO/II Simulation (anteriormente PRO/II) e o AVEVA Dynamic Simulation (anteriormente DYNSIM) há décadas, está adotando o AVEVA Process Simulation para que seus engenheiros possam projetar soluções sustentáveis à medida que o mundo se volta para emissões líquidas zero, ampliando a demanda por produtos de energia verde.

A chefe global de Sustentabilidade da AVEVA, Lisa Wee, conta que a empresa está comprometida em construir parceiras com os clientes para oferecer um futuro mais sustentável e igualitário para todos por meio da tecnologia.

“Reconhecemos que as escolhas e ações tomadas nesta década pela indústria global terão impactos agora e nas próximas gerações. Estamos entusiasmados em poder ajudar a acelerar a transição energética por meio da combinação do nosso software e da tecnologia inovadora da Topsoe”

afirma, Lisa Wee

Desde 2021, a capacidade global de fabricação de eletrolisadores vem sendo insuficiente para atender aos requisitos líquidos zero, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Atualmente, os eletrolisadores de membrana de troca de prótons e alcalinos respondem pela maior parte da produção, com menos de 0,1% do hidrogênio atual produzido por eletrólise. À medida que a energia renovável se torna cada vez mais disponível a custos mais baixos, os eletrolisadores SOEC de altíssima eficiência da Topsoe ajudam a maximizar a entrega de hidrogênio limpo: eles fornecem até 30% mais hidrogênio com o mesmo volume de eletricidade a um custo 30% menor.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...