As parceiras de longa data TotalEnergies e Veolia assinaram um memorando de entendimento para uma cooperação mais aprofundada em diversas áreas-chave da transição energética e da economia circular, em linha com suas respectivas abordagens para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e pegada hídrica. Essa cooperação beneficiará toda a indústria por meio da ampliação de processos inovadores e do avanço da pesquisa em desafios voltados para o futuro.
As duas empresas unirão suas competências industriais: a Veolia contribuirá com sua expertise em gestão de recursos hídricos e recuperação de recursos de novos fluxos de resíduos, e a TotalEnergies com sua expertise em medição e redução de emissões de metano e produção e fornecimento de energias de baixo carbono.
A Veolia está estudando a implementação do AUSEA da TotalEnergies , uma tecnologia pioneira que utiliza drones para medir as emissões de metano, para conduzir campanhas de medição em seus aterros sanitários. Os testes iniciais em campo demonstraram a capacidade da tecnologia de fornecer medições confiáveis e replicáveis, detectar vazamentos e identificar as áreas com as maiores emissões, adicionando ao arsenal existente da Veolia uma solução poderosa e rápida para a redução de emissões.
Esta implantação contribuirá para a estratégia da Veolia de maximizar acaptura de emissões de metano em aterros sanitários, com uma meta de captura de 80% até 2032, mas também para usar a tecnologia inovadora além da indústria de petróleo e gás.
A Veolia apoiará a TotalEnergies na implementação de sua ambição de reduzir a captação de água doce em 20% até 2030, em comparação a 2021, em locais localizados em áreas de estresse hídrico e de melhorar a qualidade da descarga.
A TotalEnergies também apoiará a Veolia na aceleração da implantação de soluções energéticas de baixo carbono em usinas de dessalinização construídas ou operadas pela Veolia. Os parceiros já construíram em conjunto a maior usina de energia solar para uma instalação de dessalinização de água do mar em Omã. Este projeto reflete a ambição da Veolia de dobrar sua capacidade de dessalinização até 2030, continuando a reduzir a pegada energética de uma tecnologia que já usa dez vezes menos energia do que antes.
Por fim, a Veolia e a TotalEnergies também unirão suas capacidades de pesquisa e inovação para explorar a industrialização de novos processos de recuperação de elementos químicos estratégicos contidos em resíduos que continuam subutilizados, como terras raras encontradas em ímãs permanentes usados em turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos e baterias. “Estou muito satisfeita com o acordo assinado hoje com a TotalEnergies: ao combinar nossa expertise, seja em gestão sustentável da água, economia circular ou redução de emissões de metano, estamos colocando nossas capacidades de inovação a serviço da transformação ecológica e da competitividade de nossas indústrias”, comentou Estelle Brachlianoff, CEO da Veolia.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Veolia. A TotalEnergies tem soluções e tecnologias de ponta para oferecer à Veolia e vice-versa. Juntos, podemos dar uma contribuição concreta para a transição energética e a economia circular. Estamos convencidos de que cooperações como as que estamos desenvolvendo com a Veolia são muito úteis para alcançar progressos tangíveis e limitar de forma sustentável a pegada ambiental de nossas empresas”, disse Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies.

