Toyota apresenta tecnologias de sustentabilidade


Para o Japão, um país com terras e recursos limitados, “política energética” é um desafio significativo tanto para a nação quanto para suas indústrias. Para a Toyota o setor de mobilidade, que tem uma base ampla e opera no mercado B para C, deve agir como um líder, fomentando a colaboração em toda a indústria.

Numa abordagem multicaminho, a Toyota promove a cocriação com startups e outras empresas nas áreas de 1) iniciativas para concretizar uma sociedade de hidrogênio e 2) gestão de energia renovável, ambas as quais contribuem para a estabilidade do fornecimento de energia e a redução do impacto ambiental.

Assim, a Toyota apresentou em evento no Japão, a tecnologia de Cartuchos portáteis de hidrogênio, o Sistema de armazenamento de energia de varredura e o GR Corolla movido a hidrogênio líquido – carro que começou a correr movido a hidrogênio em 2021.

Criar uma sociedade neutra em carbono requer não apenas resolver problemas de energia, mas também construir uma economia circular. A Toyota enfatiza a economia circular também na fabricação de seus carros, tendo trabalhado há muito tempo em projetos que minimizam o desperdício, bem como a reciclagem e a reutilização de matérias-primas. À luz da rápida popularização de veículos eletrificados em particular, incluindo carros híbridos (HEVs), a Toyota está realizando iniciativas como o desenvolvimento de baterias de longa duração e com eficiência de recursos, bem como a reutilização de baterias usadas recuperadas de veículos eletrificados no fim da vida útil.

O sistema de armazenamento de energia de varredura utiliza baterias usadas de veículos eletrificados usando a tecnologia de varredura original da Toyota (tecnologia para controlar livremente o carregamento e descarregamento CC e CA de uma série de baterias, ligando-as e desligando-as rapidamente em microssegundos) para controle de bateria. Neste sistema, vários tipos de baterias usadas com diferentes graus de deterioração podem ser reutilizadas para maximizar a capacidade de armazenamento de energia restante de cada bateria. Contribuirá para um fornecimento estável de eletricidade e a disseminação de energia renovável em combinação com sistemas de geração de energia solar, eólica e outras energias renováveis, que tendem a resultar em um fornecimento instável de eletricidade.

A Toyota vem conduzindo pesquisas e desenvolvimento no sistema de armazenamento de energia de varredura junto com a JERA Corporation (JERA) desde 2018. Em 2022, o primeiro sistema de armazenamento de energia de varredura de grande capacidade do mundo foi instalado na Usina Térmica de Yokkaichi da JERA para testes de demonstração.

Por meio da exposição, a Toyota visa encontrar correspondências com tecnologias e ideias que podem melhorar o sistema de armazenamento de energia de varredura e permitir uma operação mais acessível e estável, como tecnologia de rastreabilidade para baterias usadas e tecnologia que pode encurtar e reduzir drasticamente o trabalho de substituição de baterias.

Últimas Notícias

99 lança programa de geração de créditos de carbono

A empresa de mobilidade urbana 99 anunciou programa de créditos de carbono em parceria com o Osten Group e a BVM12, bolsa de valores...

Eficiência dos navios porta-contêineres não muda, apesar dos investimentos em navios mais ecológicos

Os navios porta-contêineres da Europa poluem tanto por contêiner quanto há seis anos, mostram novos dados de transporte marítimo da UE . A T&E...

Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor de óleo e gás

A indústria de óleo e gás deixará de gerar R$ 5,890 bilhões em investimentos e de inserir R$ 2,5 bilhões no PIB nacional, até...