A busca por mais segurança, rastreabilidade e eficiência na indústria de alimentos e bebidas tem encontrado na transformação digital uma forte aliada. Nesse cenário, a SoftExpert, multinacional especializada em soluções de software para conformidade, governança e excelência na gestão empresarial, oferece tecnologias que atendem às exigências regulatórias do setor.
De acordo a Gitnux, plataforma de pesquisa de mercado, 78% das empresas de processamento de alimentos já implementaram iniciativas de transformação digital, e 80% delas consideram essa jornada essencial para garantir vantagem competitiva. Os dados traduzem que adotar tecnologias inteligentes é necessidade no segmento.
Com uma plataforma all-in-one baseada em nuvem, a SoftExpert permite que empresas do setor alimentício digitalizem 100% da sua gestão documental — como POPs, ITs e Manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF) — eliminando a necessidade de papel e garantindo acesso rápido e seguro a todas as informações. Essa digitalização proporciona não apenas mais agilidade no dia a dia, mas também uma redução de até 50% no tempo gasto em inspeções e auditorias.
Além disso, a automação de processos realizada pela SoftExpert pode elevar a produtividade em até 40%, ao mesmo tempo em que fortalece os controles internos e assegura a conformidade com normas como ISO 22000, FSSC 22000, BRCGS e IFS.
A solução Audit da companhia gerencia todo o processo – do planejamento à execução – com fluxos automatizados para identificar e tratar não conformidades com rapidez. Com o uso de inteligência artificial, é possível construir planos de ação mais eficazes, prevenir recorrências e gerar relatórios completos automaticamente.
A ferramenta também oferece mobilidade, uma vez que auditorias podem ser feitas via desktop ou dispositivos móveis, mesmo offline, garantindo rastreabilidade e transparência total das operações. Notificações automáticas, evidências anexadas e a personalização dos perfis de auditor também contribuem para a organização e a credibilidade dos processos.
Na gestão de documentos, o SoftExpert Document centraliza todos os documentos regulatórios em um ambiente digital seguro, com controle de versões e histórico de revisões. Isso facilita auditorias, assegura conformidade contínua e elimina etapas manuais como impressão e assinatura física.
Para gestão de fornecedores, a IA generativa do SoftExpert SLM monitora todo o ciclo de vida dos parceiros – do cadastro e homologação até a avaliação de desempenho –, reduzindo em até 30% os riscos na cadeia de suprimentos. Além disso, o sistema facilita a colaboração com fornecedores por meio de um portal integrado, otimizando comunicação e acompanhamento de requisitos regulatórios. Empresas líderes no segmento como BRF e Gomes da Costa já utilizam as soluções da SoftExpert para garantir qualidade, conformidade e eficiência em seus processos produtivos.

“A indústria de alimentos e bebidas opera sob rigorosos padrões regulatórios e precisa garantir segurança, rastreabilidade e agilidade em todos os processos. Nosso papel é oferecer uma plataforma tecnológica que simplifica a gestão da qualidade, automatiza processos e reduz o tempo dedicado a auditorias. A transformação digital deixa de ser tendência para se tornar um diferencial competitivo”, conclui Marcelo Becher, Product Marketing Manager (PMM) da SoftExpert.

