Transpetro é referência com guias de orientação para o ambiente de trabalho seguro e diverso    


A Transpetro vem se destacando como referência na promoção da diversidade, inclusão e no combate à violência no ambiente de trabalho por meio de suas cartilhas educativas. Desenvolvidas pelo Comitê de Diversidade da companhia, as publicações são usadas como referência pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que quer compartilhar o exemplo com outras estatais para produção de manuais desse tipo, e IBP Instituto Brasileiro do Petróleo, que está levando essa experiência para o setor de óleo e gás.  

Recentemente, a Transpetro compartilhou seu Guia de Equidade Racial com o grupo de Equidade Racial do IBP. Além disso, por solicitação do Comitê Permanente para questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME, disponibilizou também seu Guia de Combate à Violência no Ambiente de Trabalho.  

Todo o conteúdo é resultado de um meticuloso estudo sobre temáticas relevantes relativas ao tema. O material foi elaborado a partir da análise dos dados provenientes da UNESCO e de referências nacionais e internacionais, tanto do âmbito público quanto do privado. 

Para Aline Fernandes, coordenadora de Cultura e Clima Organizacional da Transpetro, esse interesse reflete o impacto e a relevância da companhia na promoção de um ambiente de trabalho mais equitativo e seguro. 

“É gratificante ter esse reconhecimento do setor e poder participar dessa construção que irá impactar toda a cadeia de óleo, gás e energia. Estamos compartilhando nossas experiências e esperamos que possam ser significativas na construção de empresas cada vez mais diversas e inclusivas. Estamos falando de um conteúdo de relevância que se integra profundamente na sociedade e ajuda na transformação social que precisamos”, enfatiza.   

O diferencial da Transpetro está na abordagem mais abrangente, com desdobramento dos temas em vários guias. “Estamos detalhando os tópicos e incorporando orientações linguísticas, bem como diretrizes práticas sobre ações a serem tomadas e evitadas. Um aspecto notável reside no fato de que esses conteúdos têm potencial para se transformar em momentos de integração com a força de trabalho nos Diálogos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, além de reuniões e comunicações diárias”, afirma a coordenadora.   

Devido à importância na continuidade das iniciativas e ao resultado positivo no avanço das práticas de equidade no ambiente corporativo, a empresa se prepara para lançar uma nova publicação em outubro. O Guia de Diversidade Geracional pretende auxiliar os colaboradores em suas relações entre as diversas gerações no local de trabalho, complementando o quinteto atual formado pelas cartilhas de Equidade Racial, Equidade de Gênero, Deficiência Sem Preconceito, LGBTQIA+ e Combate à Violência no Trabalho.   

Conheça o quinteto orientador   

Equidade Racial – Dentro deste guia, são tratados conceitos importantes relacionados ao racismo e à discriminação, como a história da escravidão no Brasil, a importância de ensinar a história africana e indígena e os estereótipos prejudiciais associados a esses grupos. O guia enfatiza o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão e fornece dicas práticas para promover a equidade racial no local de trabalho.    

Equidade de Gênero  Este material se concentra em orientar sobre a diferença entre igualdade e equidade, a importância de entender o gênero e como a misoginia afeta a equidade de gênero. Além disso, traz alguns termos importantes para entender a equidade de gênero, como “manterrupting” e “mansplaining”, que são comportamentos machistas que prejudicam a participação das mulheres em reuniões e palestras. O guia também apresenta algumas dicas para apoiar a transformação em direção à equidade de gênero, como ouvir atentamente as mulheres, dar crédito às suas conquistas e evitar subestimar sua capacidade.    

Deficiência Sem Preconceito – Aqui o foco é abordar informações importantes sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Nele estão inseridos dados históricos, tipos de deficiência e dicas para promover a acessibilidade. Entre as informações apresentadas, destacam-se orientações sobre como lidar com pessoas com deficiência visual, auditiva, cadeirantes, nanismo e intelectual, além de alertas sobre as principais barreiras sociais enfrentadas por essas pessoas e as leis e normas que garantem seus direitos no Brasil.    

LGBTQIA+ – Nesta cartilha são apresentados dados sobre identidade de gênero e direitos LGBTQIA+, com o objetivo de promover a inclusão da diversidade sexual e de gênero, elementos fundamentais para o desenvolvimento da organização. As informações buscam incentivar o respeito para que as pessoas desenvolvam melhor seus talentos, trabalhem com motivação e se sintam parte importante da empresa. O conteúdo aborda os termos e conceitos sobre o tema, como orientação sexual, sexo biológico e identidade de gênero. Traz ainda a legislação pertinente e dicas de como ajudar os colaboradores na transformação inclusiva do ambiente de trabalho.   

Combate à Violência no Ambiente de Trabalho – O objetivo da Transpetro de criar um ambiente de trabalho ético, seguro, inclusivo, empático e livre de discriminação, violência e qualquer tipo de assédio é explicitado nesta cartilha. O material abrangente não apenas explora a violência física, mas também aborda a violência psicológica. O documento esclarece e exemplifica atitudes que não são compatíveis com o ambiente corporativo, além de alertar para as consequências internas e externas de ações e reações que não contribuem para uma relação respeitosa entre colegas de trabalho. O conteúdo se concentra em questões como assédio sexual e moral, LGBTfobia, racismo, xenofobia e misoginia.   

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...