Transporte pede apoio de parlamentares da comissão de viação e transportes em pautas estratégicas


O Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, participou, em Brasília, de encontro promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) com deputados integrantes da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados

O que a desoneração da folha, a reforma tributária, a mistura do biodiesel, as concessões rodoviárias e o auxílio na reconstrução do Rio Grande do Sul têm em comum? Todas são pautas relevantes para o setor transportador, que precisam de atenção redobrada do Parlamento brasileiro.

Esses e outros assuntos foram tratados durante encontro promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) com deputados integrantes da CVT (Comissão de Viação e Transportes). O evento foi realizado (22/05) na Câmara dos Deputados, e contou com a participação de representantes das entidades do setor de transporte.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Comissão nos últimos anos e convocou os parlamentares a se mobilizarem em busca de soluções para temas importantes. “Temos deputados parceiros do transporte. Muitos deles atuam ou já atuaram na área. Então este é o momento de nos unirmos”, declarou Vander Costa.

No caso da reforma tributária, Vander Costa reforçou a importância de voltar a atenção para a fase de regulamentação, já em andamento no âmbito dos ministérios e com contribuições de comissões legislativas, como forma de assegurar os avanços e evitar retrocessos. “Queremos garantir os princípios da emenda constitucional, principalmente no ponto sobre a não cumulatividade. Estamos atentos ao relatório e contamos com o apoio da CVT nessa missão”, explicou.

Sobre a questão do biodiesel, o presidente do Sistema Transporte destacou os estudos feitos por universidades, como o da UnB (Universidade de Brasília), que identificou problemas na mistura atualmente usada. Ele lembrou que o Projeto de Lei nº 4.516, conhecido como Combustível do Futuro e aprovado na Câmara, atrela o uso a testes, mas enfatizou que os motores no Brasil não foram projetados para suportar a mistura do biodiesel.

“E não falo somente dos motores de caminhões (especialmente dos autônomos e das pequenas e médias empresas), mas também de máquinas agrícolas e geradores usados em hospitais. Imagine uma pessoa no meio da cirurgia e o gerador para de funcionar por causa da borra. É um problema sério que precisa ser debatido”, concluiu Vander.

Participaram do encontro promovido pela CNT, junto ao presidente Vander Costa, o vice-presidente da CNT e ex-presidente da NTC, Flávio Benatti; o presidente da Seção do Transporte Rodoviário de Cargas da CNT e da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o ex-presidente e vice-presidente de Assuntos Políticos da NTC, José Hélio Fernandes; o presidente da FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística) e vice-presidente Regional para o Centro-Oeste da NTC, Paulo Afonso Lustosa; a assessora institucional da NTC, Edmara Claudino, e outras lideranças do setor.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...