O atraso nas regras climáticas para carros da UE deve marcar a concessão final às montadoras europeias que usaram dados de vendas não representativos de 2024 para defender flexibilidades, disse a T&E. A Comissão da UE propôs formalmente uma legislação para dar às montadoras até 2027 para cumprir suas metas de redução de emissões estipuladas para 2025. A T&E acredita que a concessão é um erro, pois foi feita apesar das vendas de carros elétricos a bateria na Europa terem aumentado 28% nos primeiros dois meses do ano, enquanto a indústria se preparava para cumprir a meta existente para 2025.

Julia Poliscanova, diretora sênior de veículos e cadeias de suprimentos de mobilidade elétrica da T&E, afirmou: “A recuperação das vendas de veículos elétricos demonstra que a meta atual da UE está funcionando. Exija que as montadoras vendam mais carros elétricos e os compradores virão. É um erro mudar as regras no meio do caminho. Esta deve ser a última flexibilidade que as montadoras terão. Vamos permitir que as metas de 2030 e 2035 cumpram seu papel e tragam veículos elétricos acessíveis e investimentos em tecnologia limpa para a Europa.”