Com o objetivo de reforçar as práticas de gerenciamento de riscos, a Ultracargo, provedora de soluções logísticas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, firmou parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para a realização do Programa G-MIRM – Processo de Gerenciamento de Risco do Global Minerals Industry Risk. O programa é um instrumento para ajudar as empresas a tornarem os seus processos de gerenciamento de riscos de segurança mais maduros, incorporando-os de forma sustentável como parte da cultura organizacional.
O programa é desenvolvido com quatro níveis de educação que visam a conscientização e reconhecimento precoce, em todos os níveis hierárquicos, de perigos e riscos significativos para o empreendimento; o desenvolvimento de competências internas para o escopo de uma avaliação de risco e aplicação de ferramentas para comparação com boas abordagens práticas; o fornecimento de ferramentas práticas para melhorar a gestão de risco e avançar no caminho de maturidade de segurança; o aprimoramento da compreensão da importância de fazer da segurança um valor pessoal inegociável e definir as responsabilidades pela gestão do risco, levando a melhores processos de tomada de decisão; e a identificação de novas oportunidades para fortalecer os procedimentos e políticas internas de segurança.
O programa será executado a partir de agosto e se estenderá até 2026, com a formação de 17 turmas divididas entre CEO e diretores, gerentes, supervisores e operadores, totalizando 425 colaboradores que, após a formação, poderão ser replicadores do tema. A carga horária varia conforme o nível hierárquico e a maior parte das atividades será realizada presencialmente.
Segundo o Gerente Executivo de SSMA da Ultracargo, Adriano Soares, a formação tem por objetivo aprimorar a tomada de decisão por parte dos colaboradores para que todos possam tomar iniciativas efetivas e sustentáveis no gerenciamento de riscos inerentes à atividade.