UpLab Senai inaugura unidade no Parque Tecnológico de Sorocaba


O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial inaugurou (24/11), uma unidade do UpLab Senai São Paulo, no Parque Tecnológico de Sorocaba. O novo espaço consiste em um ambiente de empreendedorismo e inovação industrial criado para impulsionar e acelerar a conexão de empresas e startups com o mercado. A solenidade de inauguração contou com a presença de empresários, representantes de startups e dirigentes do Senai, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Prefeitura de Sorocaba e Sebrae São Paulo.

O diretor do Senai em Sorocaba, Fábio Rocha, ao fazer a abertura da solenidade de inauguração, destacou o objetivo e a importância da implantação do UpLab no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). “O UpLab tem como principal objetivo estimular a criação de novos negócios e tecnologias, a tração mercadológica e tecnológica de startups, a inovação aberta, além de desenvolver a cultura intraempreendedora nas indústrias, gerando impacto socioeconômico. A implantação no PTS, que é a segunda unidade fora da estrutura do Senai, demonstra a importância que isso representa para nós, no sentido de auxiliar as startups de Sorocaba e toda a região”, ressaltou.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, ressaltou que o UpLab Senai vai ao encontro do propósito do PTS, uma vez que ele envolve toda a rede com o conhecimento de especialistas das diversas áreas tecnológicas e conexões com os atores do sistema, abrangendo um conjunto de serviços que transformam ideias e projetos em soluções inovadoras. “Nós entendemos que o Parque não faz nada sozinho e iniciamos esse projeto de trazer uma unidade do UpLab Senai para cá. A nossa região é formada por muitas indústrias e o UpLab nada mais é do que um hub de inovação para startups ligadas à indústria. E para ver essa importância, estamos inaugurando nesta sexta-feira já com seis startups incubadas”, disse.

O secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional de Sorocaba, Hudson Pessini, também esteve presente ao evento e destacou que o UpLab é mais uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo ligado à tecnologia e inovação.

De acordo com Guilherme Castellini, supervisor de Empreendedorismo Industrial do Senai-SP, a implantação do UpLab no Parque Tecnológico de Sorocaba é estratégica. Explica que, por meio da inovação aberta, o UpLab facilita a colaboração entre startups e indústrias, permitindo que as empresas trabalhem juntas para desenvolver novos produtos, tecnologias e soluções, ajudando as empresas a se manterem competitivas e a inovarem constantemente. “A concentração de setores-chave em Sorocaba e região, como automotivo e metalurgia, cria um ambiente propício para essa sinergia”, ressaltou Guilherme, completando que a escolha do PTS para a sua implementação em Sorocaba é estratégica.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...