UTE GNA II é inaugurada no Porto do Açu


Foi inaugurada a Usina Termelétrica (UTE) GNA II — obra que integra o Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), localizada no Porto do Açu, em São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação de autoridades da joint venture GNA e do governo, inclusive o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre a atração dos investimentos necessários à obra, o presidente Lula ressaltou o papel do Estado como garantidor: “O Estado tem que oferecer ordem política, social, econômica, fiscal, jurídica, e uma coisa muito importante, chamada previsibilidade”, disse em seu discurso.

“As usinas da GNA contribuem para dar segurança energética no País: atendem tanto a demanda-base como despacho de ponta em momentos críticos do sistema”, destacou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que também participou da cerimônia. “O gás é imprescindível para robustecer o sistema elétrico: é alternativa de baixa emissão de carbono para geração térmica e fonte complementar às energias renováveis intermitentes”, pontuou.

A UTE GNA II acrescenta 1,7 gigawatts (GW) de potência ao complexo termelétrico a gás natural da geradora, composto também pela UTE GNA I, com capacidade de 1,3 GW, e por um Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), ambos em operação desde 2021. Assim como a UTE GNA I, a UTE GNA II funcionará em ciclo combinado, sendo composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor.

Juntas, as usinas I e II poderão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. A subestação da UTE GNA II será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma linha de transmissão de 500 quilovolts (kV).

Últimas Notícias

Aker Solutions amplia atuação como fornecedora de serviços de inspeção da Equinor

A Aker Solutions continuará a prestar serviços de inspeção em mais de 15 instalações operacionais na Noruega. A prorrogação do contrato entra em vigor...

Brasil pode se beneficiar do modelo de transição energética liderado pela China

A equipe de economistas da Allianz Research, divisão de pesquisa macroeconômica da Allianz Trade, divulgou um novo estudo chamado "The electro-state era: from Made in China...

Obras no canal de acesso de Paranaguá vão retirar “quebra-molas” e facilitar entrada de navios

O novo modelo de licitação de canal de acesso a portos públicos inaugurado no leilão do Porto de Paranaguá (PR) vai instituir um processo...