Em uma parceria inédita com o Porto Hub, centro de inovação e colaboração criado em 2024 para conectar e potencializar as principais iniciativas de tecnologia do setor portuário brasileiro, a Vale acaba de anunciar um edital direcionado para startups dispostas a apoiar no aprimoramento da operação do Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).
As grandes variações de maré e fortes correntes são condições que tornam as manobras de entrada e saída de navios complexas no local e, com o edital, Vale e Porto Hub pretendem identificar e apoiar soluções inovadoras que possam ser aplicadas para enfrentar esse desafio. A iniciativa é voltada para startups de todo o Brasil, mas entidades maranhenses terão preferência no processo seletivo. Para conhecer melhor todas as etapas e pré-requisitos, entidades interessadas devem acessar o edital no site do Porto Hub a partir do dia 31 de janeiro.

“O Porto Hub está posicionado para se tornar um catalisador de mudanças significativas no setor portuário, unindo expertise, inovação e colaboração em um ecossistema dedicado. Estamos entusiasmados com o lançamento do nosso primeiro edital em parceria com a Vale, que representa um marco significativo para o Porto Hub e reforça nosso compromisso em impulsionar a inovação e a eficiência no setor”, afirma Rodrigo Cardillo, Diretor de Hubs de Inovação da Neo Ventures, empresa responsável pelo Porto Hub. Segundo ele, a colaboração e o desenvolvimento conjunto permitirão transformar a atividade portuária e contribuir para o avanço tecnológico do Brasil.
A gerente de Ecossistemas de Inovação da Vale, Crisley Pacheco, explica que a mineradora colabora com uma rede diversificada de parceiros, incluindo instituições de pesquisa, universidades, startups e investidores, compartilhando recursos e conhecimentos para impulsionar a inovação. “A inovação é uma alavanca poderosa para que a Vale possa atuar de forma cada vez mais segura e sustentável. Esperamos que essa iniciativa nos conecte com startups que contribuam na busca de solução para o desafio do terminal de Ponta da Madeira e possam crescer ao conhecer de perto nossa operação”, afirma.

Com o edital a Vale busca tecnologias que sejam inovadoras e que possam ajudar a coletar dados na região da bacia e análise de cenário para otimizar as entradas e saídas dos navios, garantindo também segurança e eficiência.