A Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química esteve presente na 11ª edição da ExpoCatadores, considerada o maior ponto de encontro do país para interação entre trabalhadores da reciclagem, setor privado e setor público. O evento aconteceu no Anhembi, em São Paulo, e marcou o lançamento oficial da campanha “Vamos Falar Sobre Plástico”, uma iniciativa da entidade para promover o diálogo sobre o papel socioeconômico desse material e os caminhos para uma economia circular sustentável.

“Vamos falar sobre plástico” integra a agenda ESG da Associação. Com a iniciativa, a Abiquim pretende evidenciar as dimensões social, econômica e ambiental da cadeia produtiva desse material. A proposta é fomentar um modelo de produção sustentável, que combata a poluição plástica sem comprometer o desenvolvimento do país ou a redução da desigualdade social.

O mapeamento foi apresentado pela Dra. Jacqueline Rutkowski, do Instituto Sustentar / ORIS, em parceria com a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, e mostrou avanços nos dados coletados junto às cooperativas de todo o país. Dados do Atlas da Reciclagem 2023 mostram que a recuperação de resíduos sólidos é mais do que uma necessidade para preservação do meio ambiente, ela é também um mecanismo de transformação social, que promove inclusão, geração de emprego e renda, e redução das desigualdades. No Brasil, nove em cada 10kg de embalagens recicladas chegam à indústria de reciclagem por meio do trabalho dos catadores.
O estudo também revela que o Parque Industrial de Reciclagem Solidária, composto por aproximadamente 1,4 mil galpões, gera mais de 55,2 mil postos de trabalho. Isso se reflete na qualidade de vida de trabalhadores frequentemente invisibilizados, com impacto direto no empoderamento feminino. Segundo o levantamento, 56% dos catadores associados a cooperativas são mulheres e 74% do total dos profissionais do setor têm escolaridade até o ensino fundamental completo.
“Acreditamos em soluções que conciliem benefícios sociais, crescimento econômico e preservação ambiental. Estamos comprometidos em alcançar o equilíbrio entre produção e reciclagem, incentivando a economia circular e garantindo o cumprimento das metas estabelecidas na agenda global para sustentabilidade”, explica André Passos Cordeiro, presidente executivo da Abiquim.
“Vamos falar sobre plástico” tem como objetivo engajar não só os cidadãos, mas instituições governamentais, indústrias, associações e formadores de opinião na discussão sobre combate à poluição plástica. No estande da Abiquim, na ExpoCatadores, os visitantes puderam assistir ao vídeo manifesto da campanha, que apresenta inovações tecnológicas para o setor, além de dados concretos e materiais informativos sobre o uso e o impacto ambiental do plástico.
A ação também conta com o portal Vamos falar sobre plástico, onde é possível conhecer mais sobre a história desse material; logística reversa e exemplos de iniciativas bem-sucedidas para promover a economia circular; projetos de inovação para as melhores práticas em reciclagem e reutilização; além das principais regulamentações brasileiras sobre o uso e descarte de plásticos, entre outros tópicos.