Vendas totais dos associados Adirplast crescem 13% em 2023


A Adirplast – Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins divulgou um crescimento de 13% em relação a 2022. Isso significa que, no total, foram vendidos pelas empresas associadas à entidade um montante de 279.226 toneladas de plástico em 2023 contra 247.008 toneladas em 2022. Esse valor considera as vendas de todos os produtos com que essas empresas trabalham, ou seja, distribuição de filmes biorientados, plásticos de engenharia e resinas commodities.

“É claro que o resultado não reflete os mercados individualmente, mas mesmo assim nos aponta uma melhora do mercado”, explica Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast.

Segundo a Associação, as resinas commodities tiveram um crescimento significativo. Em 2022, as vendas de resinas commodities (PEs, PP e PS) totalizaram 194.356 toneladas. Já no ano passado, 2023, houve um notável aumento para 225.362 toneladas, representando um crescimento de 16%. Gonçalves, observa que este resultado de 2023 foi gerado pelo impacto das médias de preços praticados no Brasil. “No primeiro trimestre, apesar da presença abundante de produtos no mercado nacional, o país se tornou um destino para o excesso de estoques provenientes da China e Estados Unidos. Isso resultou em uma inundação do mercado brasileiro através da importação de polietileno e polipropileno. Devido à falta de uma demanda robusta e ao excesso de oferta, os preços despencaram drasticamente”, explica. O presidente da entidade também destaca, em particular, o polietileno dos Estados Unidos, que registrou uma queda de oito por cento no início do ano, mas atingiu seu ponto mais baixo em março, com uma redução de preço de vinte e um por cento.

A distribuição de plásticos de engenharia também fechou em 2023 com aumento bastante positivo. As vendas do ano passado cresceram 15,7% em relação às de 2022. No total, as vendas, que em 2022 foram de 19.563 toneladas, alcançaram 22.635 toneladas em 2023.

Em contrapartida, a distribuição de filmes biorientados apresentou uma queda em relação ao de 2022. O setor foi alertado no fim de 2022 quanto ao problema de excesso de oferta de filmes no Brasil decorrente da baixa demanda internacional –  em 2023, a indústria nacional apresentou dificuldade de competitividade com os insumos internacionais. A atividade supermercadista aumentou, bem como as vendas de embalagens flexíveis. O mercado cresceu, mas a distribuição perdeu share de mercado. Além das investidas dos fabricantes locais, a importação ficou acessível aos convertedores. Além disso, houve um problema de escoamento de BOPP nacional no período mais demandado sazonalmente: os dados da COMEX mostraram que as importações de filmes de BOPET e de BOPP cresceu 21,8% em 2023 em comparação com 2022. O mercado de filmes está se adequando à nova realidade.

Desde junho de 2023, a Adirplast incorpora a seus volumes de vendas o segmento de masterbatches e compostos, o que fortalece ainda mais a presença da associação no setor plástico. Considerando então o período entre junho e dezembro de 2023 foram comercializados pelas empresas associadas um total de 701 toneladas de masterbatches e 1.139 toneladas de compostos. 

A partir de 2024 a entidade terá um ano completo para mensurar a participação dos associados nos setores de masterbaches e compostos no país.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...