O tradicional evento da Isa seção São Paulo, com apoio da Sabesp neste ano aconteceu em dois dias, assim os participantes puderam conferir todas as palestras e mesas redondas!



O evento abriu com o presidente da seção, Carlos Gury e a diretora de operação e manutenção da Sabesp, Debora Pierini Longo.


Mesa Redonda – Tendências e Realidades na Contratação de Automação como Serviço
Alessandro Muniz Paixão, Especialista em Engenharia na Sabesp, Glauco Montagna, Líder Regional do Segmento de Saneamento na Schneider Electric , Ana Cristina Rodrigues, Gerente de Negócios da HMS Networks no Brasil e Diretora Técnica da ISA São Paulo Section e Francisco Bernabeu, Country Manager Latam na Elliot Cloud.


Conectividade 4/5G e LTE Privado


Conectividade e Redes Industriais

Transformando Dados em Decisões

Mesa Redonda – Mudanças na Automação trazidas pela Adoção de Edge Computing
Alexandre Parra Mendonça, Supervisor Comercial na Novus , Carlos Paiola, Sócio-Diretor da Aquarius Software , Erik Maran, Diretor de Vendas na Westcon Redes e Conectividade Industrial e Antonio Carlos Batista, Assessor Técnico na Sabesp.

Transformação Digital: Automação Universal, Gestão de Dados e Centro de Tomada de Decisão


Tecnologia Ethernet-APL: Conectando o Saneamento ao Futuro

Unified Namespaces (UNS) – Conceitos e Aplicação no Sistema Hydria

Implantação do Centro de Monitoramento de Manutenção do Guarapiranga (fase propostas)

Redes Neurais Artificiais aplicadas em Sistemas Automatizados de Dosagem de Coagulante: Estudo de Caso Sabesp – ETA Alto Cotia

Como as Normas ISA podem garantir, na prática, o Sucesso de um Projeto de Automação em Saneamento
Carlos Paiola, Sócio-Diretor da Aquarius Software, Carlos Henrique de Castro Ralize, Técnico em Sistemas de Saneamento e Assessor Técnico na Sabesp, Antonio Carlos Batista, Assessor Técnico na Sabesp, Ana Cristina Rodrigues, Gerente de Negócios da HMS Networks no Brasil e Diretora Técnica da ISA São Paulo Section e Erik Maran, Diretor de Vendas na Westcon Redes e Conectividade Industrial.

Durante as pausas nas palestras, os participantes podiam conferir as tecnologias dos expositores:







A IEC 62443, que é a antiga ISA 99, ajuda a criar um processo para proteger as plantas e processos industriais. Anybus Defender possibilita criar as camadas de proteção de cibersegurança de forma adequada para a indústria, pois atualmente, não é uma questão de se acontecer, mas quando acontecer, e é necessário estar preparado para retomar a operação rapidamente. Não se pode demorar semanas ou um mês para voltar. Esse produto ajuda o cliente a aplicar os conceitos da norma de maneira robusta, pois é focado na indústria – é preciso lembrar que a aplicação dos conceitos de TI e de automação é diferente.
A solução possui padrão industrial e permite customizações nas configurações, é um firewall voltado para suportar os protocolos industriais, como PROFINET, ETHERNET/IP, MODBUS TCP, etc , evitando bloquear funções essenciais para o funcionamento da planta. O destaque, contudo, ficou com o Switch Ethernet APL, suportando até 16 instrumentos – APL ou PROFIBUS PA. Ele foi desenvolvido para aproveitar uma base instalada de Profibus PA, pois em cada canal, posso conectar instrumentos Profibus ou APL, e ele faz a função de gateway. Ninguém vai descartar seu parque instalado, aplicação desta solução permite adotar uma estratégia à prova de futuro, pois pode trabalhar com o que está instalado hoje e ainda cumprir sua função em um upgrade ou crescimento da planta. A rede fica transparente para a camada de controle. Ele trabalha com diversas marcas, tendo sido testado em um “PlugFest APL não oficial” nos centros de competência da PI BRASIL – Associação Profibus / Profinet / Asi. Foi uma experiência multi-vendor com APL no Brasil, envolvendo, além da Westcon, a Siemens, a Pepper+Fuchs, a Endress+Hauser, a Samson e o Inatel. O APL Switch da Softing, que a Westcon comercializa com exclusividade no Brasil, correspondeu em habilidade, funcionalidades e interoperabilidade do APL: a tecnologia está pronta.