A iniciativa da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, conhecida como Proteção à Vida, implantada no início deste mês de agosto, no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) localizado na Baixada Santista, em São Paulo, para ampliar o patamar de segurança de todas as pessoas que estiverem em suas dependências recebeu o Prêmio – Destaque Inovação e Tecnologia 2023 da Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura (Aberimest).
A premiação foi realizada (28/08) em São Paulo, durante o Global Smart Summit 5G Tech, encontro realizado pela Aberimest em comemoração de seus 41 anos no evento, que contou com a presença de diversos convidados, entre representantes do setor de Engenharia de Infraestrutura das Comunicações nacional e internacional, além de autoridades públicas e privadas.
A solução, que já é reconhecida por ser inovadora, é usada por cerca de 600 pessoas por dia no Tiplam, entre empregados da empresa, bombeiros, brigadistas, terceiros de diversas áreas, tripulação, caminhoneiros e visitantes. Trata-se de uma solução de IoT composta por plataforma web, dispositivos de rastreamento e aplicativo móvel.
A Proteção à Vida faz controle de acesso em áreas críticas; gera alarmes de incidência de raios, chuvas, ventos fortes e abandono de área; permite aos usuários informar situações de emergência ao Centro de Controle de Segurança (CCS); alerta os usuários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) de acordo com áreas de risco; gerencia indicadores de segurança do trabalho; conecta outros dispositivos para controle de violação de abrigo de incêndio, afastamento de máscara de fuga e outros.
Segundo o gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste da VLI, Denilson Fernandes, o prêmio concedido pela Aberimest representa o reconhecimento a uma iniciativa que está diretamente ligada aos valores da companhia. “Isso porque o objetivo da solução é proteger as pessoas, potencializando nosso cuidado genuíno. Promover a segurança e o bem-estar de todos é nossa prioridade”, frisa.