A Wireless Broadband Alliance (WBA) , o órgão global da indústria dedicado a melhorar os padrões e serviços de Wi-Fi, anunciou uma nova estrutura para integrar as tecnologias FIDO Device Onboard (FDO) e WBA OpenRoaming TM . Esta iniciativa permite um processo de integração ‘zero-touch’ contínuo e seguro para dispositivos Wi-Fi de Internet das Coisas (IoT), paralelo à simplicidade e segurança da integração de dispositivos Wi-Fi usando OpenRoaming.
O relatório “OpenRoaming for IoT – FIDO Device Onboarding Framework” detalha como essas tecnologias trabalham juntas para simplificar e proteger o processo de integração para dispositivos IoT, transformando implantações de IoT em larga escala.
A integração entre OpenRoaming e FDO é um marco significativo no reino da integração de dispositivos Wi-Fi e aborda desafios críticos de implantações de IoT em larga escala, fornecendo uma solução segura, escalável e automatizada. Ao automatizar o processo de integração, isso permite que dispositivos headless e outros dispositivos FDO IoT pré-configurados sejam integrados imediatamente usando OpenRoaming, eles podem então receber novas credenciais OpenRoaming, permitindo que se conectem via OpenRoaming permanentemente, ou recebam credenciais para se conectar a uma rede Wi-Fi privada para uma conexão permanente.
Dispositivos IoT baseados em Wi-Fi historicamente enfrentaram desafios devido à complexidade dos processos de integração manual, tornando a implantação em larga escala ineficiente. Ao alavancar a rede global OpenRoaming de milhões de hotspots, o processo de integração se torna perfeito, acelerando a adoção de dispositivos IoT baseados em Wi-Fi em setores como cidades inteligentes, manufatura e logística.
Os principais benefícios da estrutura: Integração segura e sem toque,Integração do OpenRoaming e do FDO,abrange implantações complexas e desafios de provisionamento e garante a segurança do dispositivo por meio de vouchers de propriedade e mecanismos criptográficos.
“Esta nova estrutura turbinará implantações seguras e eficientes de dispositivos IoT, superando os desafios de integração de dispositivos IoT em uma rede Wi-Fi. Esta estrutura padroniza o OpenRoaming para FDO, encorajando uma adoção generalizada e colaboração entre setores, e permitirá que uma ampla gama de setores se beneficiem da eficiência operacional e segurança aprimoradas em seus dispositivos IoT em redes Wi-Fi.” disse Tiago Rodrigues, CEO da Wireless Broadband Alliance.
Desde 2018, a visão da Aliança tem sido habilitar a integração segura e automática de Wi-Fi aproveitando os certificados de dispositivos IoT Wi-Fi existentes. Isso requer um esforço unido de toda a indústria, e a WBA é o órgão ideal para liderar a iniciativa. Essa estrutura pode mudar o jogo na solução de desafios de longa data para implantações em larga escala em setores como cidades inteligentes e logística.