World Robot Conference 2023


“A China tem o maior mercado de robótica do mundo, os cenários de aplicação mais ricos, tem condições e capacidade para aproveitar a oportunidade da mudança e contribuir com mais soluções e sabedoria para o desenvolvimento global,” afirmou Xin Guobin, vice-ministro, Ministério da Informação e Tecnologia no Forum paralelo à Conferência Global de Robôs (World Robot Conference) que aconteceu em Beijing de 16 a 22 de agosto, onde 160 expositores mostraram 600 produtos como robôs humanoides, robôs companheiros em forma de animal de estimação (desenvolvidos pela Xiaomi), robôs médicos, de assistência a idosos, e muitos outros.
As vendas de robôs industriais da China representam mais da metade do mercado global: no primeiro semestre de 2023, a produção de robôs industriais do país atingiu 222.000 unidades, marcando um aumento de 5,4% ano a ano. Além disso, a produção de robôs de serviço atingiu 3,53 milhões de unidades, experimentando uma taxa de crescimento significativa de 9,6% anualmente.
E os robôs industriais estão ficando cada vez mais inteligentes. Avaliações conduzidas pelo recém-criado Centro Geral de Inteligência Artificial e Inovação e Integração Industrial revelam que os modelos chineses de inteligência artificial em larga escala para aplicações industriais alcançaram competitividade internacional em muitos setores.

https://www.cctvplus.com/news/latest.shtml

Durante o evento, jovens competidores mostraram suas habilidades técnicas em diferentes jogos no World Robot Contest onde se testam três áreas: capacidade de programação, estruturação e capacidade de comunicação e colaboração. Outra competição, o MakeX Explorer, permite que jovens chineses e estrangeiros demonstrem sua criatividade e conhecimento técnico em um concurso de design de robôs.
O Concurso Mundial de Robôs de 2023 inclui o desafio do robô Tri-Co (Coexisting-Cooperative-Cognitive), o concurso de robôs controlados pela interface cérebro-computador (BCI), o concurso de aplicação de robôs e o concurso de design de robôs. Cerca de 300 equipes de 90 universidades competirão nas quatro categorias. As equipes vencedoras esperam obter financiamento para projetos de pesquisa.

Últimas Notícias

ADNOC usa experiência dos EUA em xisto para desbloquear seu potencial de gás não convencional

Os Emirados Árabes Unidos estão adotando técnicas de fraturamento hidráulico testadas nos EUA para explorar seus recursos de gás não convencional muito promissores, com...

Aramco e Yokogawa alcançam comissionamento de múltiplos agentes de IA para controle autônomo em uma instalação de gás

A Yokogawa Electric Corporation anunciou que alcançou um marco histórico na implementação de soluções de inteligência artificial (IA) industrial com a Aramco, uma das...

Eni e PETRONAS criam um novo centro de energia na região da Ásia-Pacífico

A criação de uma nova empresa (NewCo) entre a Eni e a Petronas dá origem a um novo player energético com papel fundamental na região Ásia-Pacífico, particularmente...