Yinson Production é pioneira em nova tecnologia de captura e armazenamento de carbono offshore


A Yinson Production (a mesma que está no projeto do FPSO 100% elétrico Maria Quitéria), em conjunto com a Azule Energy, está trabalhando uma planta offshore de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no FPSO Agogo em Angola: um marco para a concretização do Conceito FPSO de Emissões Zero da YP, que visa reduzir a pegada de carbono e preparar o caminho para a descarbonização da indústria de produção offshore.

A planta é a primeira unidade de captura de carbono pós-combustão do mundo instalada a bordo de um FPSO. Ela foi projetada em escala piloto e será usado como unidade de demonstração em um ambiente flutuante offshore para avaliar a prontidão técnica e obter conhecimento operacional.

Além da planta CCS, o FPSO Agogo contará com outras tecnologias de redução de emissões, como eletrificação, automação avançada e digitalização, um sistema de energia de ciclo combinado, um gerador de turbina de água do mar, um esquema de cobertura de tanques de carga de hidrocarbonetos e um sistema integrado de flare fechado. As inovações combinadas a bordo do FPSO Agogo reduzirão significativamente as emissões globais de carbono e melhorarão a eficiência operacional, transformando-o num projeto líder da indústria.

A epecista Carbon Circle Holding AS foi selecionada para projetar e construir a planta CCS. A construção da planta está progredindo bem, com o primeiro corte de aço ocorrido em setembro de 2023 e todos os outros marcos progredindo conforme o cronograma.

O CEO da YP, Flemming Grønnegaard, disse: “Como um contratante FPSO de primeira linha, o objetivo da YP é explorar e fornecer soluções de energia sustentável e fazer recomendações aos nossos clientes que reduzirão significativamente as emissões de gases de efeito estufa de suas operações. Estamos satisfeitos que tanto a YP quanto a YP A Azule está totalmente alinhada ao nosso compromisso de implementar tecnologias de redução de emissões, como a planta CCS a bordo do FPSO Agogo.”

No final de fevereiro de 2023, a YP e a Azule celebraram um contrato firme para o fornecimento, operação e manutenção do navio FPSO para o Projeto de Desenvolvimento Integrado do Polo Oeste Agogo em Angola. O FPSO Agogo será o primeiro projeto de produção offshore da YP em Angola e marca o oitavo projeto FPSO da YP na região da África Ocidental.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...