YPF Brasil inova ao colocar toda a produção em energia limpa


O mercado automobilístico é conhecido tradicionalmente por ser altamente poluente; no entanto, a subsidiária da petrolífera argentina, YPF Brasil, acaba de fechar uma parceria estratégica com a Newave Energia. A conexão entre empresas fornecerá à YPF Brasil pioneirismo no assunto, tornando-se a primeira indústria de óleo lubrificante do Brasil a utilizar em toda sua planta fabril energia limpa. Desde o início do ano, com a utilização da energia limpa, toda linha de produção da YPF Brasil passou a ser conduzida com recursos renováveis, mudando ainda mais suas práticas e potencializando a iniciativa ESG da marca.

A oportunidade da parceria com a Newave está pautada na utilização de novas fontes energéticas para a empresa, com ênfase em energia solar e eólica. A iniciativa traz para YPF Brasil um reforço em suas credenciais de cuidado com o meio ambiente, valorizando assim a marca e seu envolvimento com práticas sustentáveis. Segundo o presidente da YPF Brasil, Pablo Luchetta, a parceria fomenta iniciativas de valor para a empresa.

“Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais e sociais, a abordagem ESG emerge como um guia indispensável para empresas comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Na busca por um futuro mais verde e resiliente, a YPF está orgulhosa de anunciar sua parceria estratégica com a Newave Energia, uma aliança que visa colher os inúmeros benefícios da abordagem ambiental, tornando a YPF Brasil a primeira a utilizar energia limpa em toda a fábrica”, comenta.

Integrar considerações ESG nas operações e estratégias de negócios não é apenas uma medida preventiva, mas também uma decisão inteligente. A escolha da YPF Brasil em optar pelo mercado livre de energia reflete a importância de uma abordagem ESG sólida. A transição energética da YPF Brasil, oferece uma jornada de energia limpa, alinhada com os princípios ESG.

“Empresas comprometidas com práticas ESG sólidas desfrutam de uma reputação positiva, o que não só atrai consumidores e investidores, mas também fortalece os laços com as partes interessadas. Essa confiança mútua é um ativo valioso em um mundo cada vez mais consciente”, explica Luchetta.

Além disso, segundo o presidente da YPF Brasil, o mercado financeiro está cada vez mais atento às questões ESG. “Empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade têm acesso a uma variedade de fontes de financiamento e investimento, o que impulsiona o crescimento e a inovação”, completa. 

A parceria resultará em uma significativa redução da pegada de carbono associada às operações da YPF Brasil. Optar por fontes de energia mais limpa de baixa emissão, contribui para os esforços globais de mitigação das mudanças climáticas, como também fortalece a posição de liderança em sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

A adoção de práticas mais sustentáveis, não apenas levanta uma questão de responsabilidade, mas também traz ganhos futuros à cadeia produtiva automobilística, gerando exemplo e pioneirismo da YPF Brasil na prática sustentável.

Priorizar a sustentabilidade impulsiona a inovação e a eficiência nas operações. Ao buscar constantemente maneiras de otimizar processos e reduzir desperdícios, as empresas não só se tornam mais competitivas, mas também fazem sua parte na preservação dos recursos naturais.

“Em suma, a parceria entre YPF e Newave Energia representa a convergência de valores compartilhados e o compromisso conjunto com a sustentabilidade e a inovação do mercado automobilístico. Ao unir forças, estamos impulsionando a transição energética no Brasil e construindo um futuro mais sustentável e resiliente para todos”, finaliza Luchetta.

Últimas Notícias

Utilização da capacidade instalada despenca para 58%, o menor nível mensal da história da química nacional

De acordo com os dados da amostra do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC), o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira...

FPSO Bacalhau – Primeiro FPSO Novo do Mundo com Notação DNV Abate

A Modec comunica que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para Notação de Redução da sociedade de classificação DNV, tornando-se o...

ADNOC implanta a primeira solução de IA RoboWell da AIQ em operações offshore

A ADNOC anunciou a implantação do RoboWell, a solução pioneira de controle de poços autônomos de inteligência artificial (IA) da AIQ, em suas operações...