7th Digital China Summit apresentou mais de 30 modelos de IA em grande escala


Mais de 30 modelos de IA em grande escala estiveram em exibição na 7ª Cúpula Digital da China (DCS), que aconteceu em Fuzhou (Fujian, China). A 7ª DCS é a primeira edição realizada após o aperfeiçoamento e o ajustamento do sistema nacional de dados.

A cúpula teve como tema “Desbloqueando o valor dos elementos de dados e desenvolvendo uma nova produtividade”, e buscou ser um evento para integrar reuniões de fórum, exposição e competições de inovação.

O evento foi palco do lançamento do Relatório 2023 para o Desenvolvimento da China Digital, bem como da divulgação dos resultados mais recentes da construção da China Digital em um site de 56 mil m2.

Os modelos de IA em grande escala foram apresentados na área de experiência no local, totalmente aberta ao público, e na Conferência de Ecologia Industrial de Inteligência Artificial. Pelo exposto pode-se ver que cada vez mais empresas estão aplicando modelos de IA em diversos campos, como cuidados médicos, finanças e marketing – e estão evoluindo para campos verticais, setores industriais e até mesmo empresas específicas dentro das indústrias.
Alguns argumentam que o desenvolvimento de modelos de IA produz pouco retorno, embora exija um investimento significativo, o que foi rebatido pontualmente: para certas tarefas de linha de montagem, substituir humanos por modelos de IA pode realmente economizar uma quantidade significativa de mão de obra e recursos materiais.

O evento apresentou novas tecnologias e produtos e viu a assinatura de 421 acordos de projetos econômicos digitais com um investimento total de 203 bilhões de yuans (US$ 28,02 bilhões), com foco nas indústrias digitais, na industrialização e comercialização de produtos e em novas infraestruturas para impulsionar a economia digital de Fujian.

O DCS ainda acolheu 13 fóruns sobre recursos de dados, segurança, economia e governação, entre outros temas. O Departamento Nacional de Estatística e departamentos relevantes apresentaram 20 casos típicos sobre “Elementos de Dados X”, que se referem aos recursos de dados que podem realizar a criação e troca de valor através da conversão digital, transmissão de rede e processamento inteligente na economia digital.

Também havia diversos robôs inteligentes, que demonstraram habilidades como caligrafia, jogo de xadrez e desenho de retratos por IA, e mais de 40 cenários de aplicações digitais foram criados em Fuzhou usando IA e tecnologias de metaverso, para dar uma amostra do futuro.

O “Relatório de Desenvolvimento Digital da China (2023)” divulgado na DCS revelou que a economia digital da China manteve um crescimento robusto em 2023, com o valor agregado pelas principais indústrias da economia digital representando 10% do PIB. A expansão e aceleração da infraestrutura digital continuaram, com o poder computacional total atingindo 230 Eflops(unidade que mede a velocidade dos sistemas de computação e equivale a um quintilhão de operações por segundo)., o segundo maior do mundo.

Nesta edição, o DCS focou nas formas de utilizar os dados: a China fez do “desenvolvimento de uma economia digital” uma estratégia nacional em 2012.  No discurso de abertura, o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang disse que a China se concentrará em inovação e na modernização da infraestrutura digital.

Últimas Notícias

Braskem inicia operações como empresa brasileira de navegação

Cerca de dois meses após ter recebido a outorga pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários para se tornar uma EBN - Empresa...

Inovamar

No dia 9 de outubro, o Rio de Janeiro sediou o evento InovaMar: Tecnologias Eficientes para a Construção Naval, organizado pela Câmara de Comércio...

Mineradora St George vai investir R$ 2 bilhões em Araxá

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, fechou um acordo com a mineradora australiana...