Em um marco significativo para a comunidade nuclear internacional, o Dr. Orpet Peixoto, renomado especialista em energia nuclear e Vice-Presidente do Conselho Curador da ABDAN – Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares, foi eleito para assumir a presidência do International Nuclear Society Council (INSC). A notícia será anunciada durante a Assembléia geral do INSC, que reúne representantes das principais sociedades nucleares de todo o mundo a ser realizada durante a 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica em setembro próximo. O INSC, uma coalizão global de sociedades nucleares, desempenha um papel crucial na promoção da colaboração internacional, disseminação de conhecimento e defesa de questões relacionadas à energia nuclear e segurança.
“É uma grande responsabilidade assumir a presidência de uma instituição tão importante como o INSC. Esta organização reúne as principais sociedades nucleares de todo o mundo, incluindo representantes da American Nuclear Society, da European Nuclear Society, do Japão e de muitas outras sociedades de diversos países. Através do INSC, podemos discutir e tomar posições sobre assuntos nucleares vitais, como segurança em operações de processos nucleares, desafios de descarte de materiais e promoção da energia nuclear para fins pacíficos. A energia nuclear é uma questão global, e é crucial que todas as vozes sejam ouvidas. O Brasil tem uma longa tradição de excelência em pesquisa e desenvolvimento nuclear, e esta é uma oportunidade para contribuir ainda mais para a comunidade internacional”, declarou Dr. Peixoto.
Para o presidente da ABDAN, Celso Cunha, “com essa nomeação significativa, o Dr. Orpet Peixoto traz sua expertise e liderança para uma plataforma global, destacando o papel crucial do Brasil no cenário nuclear internacional e reforçando o compromisso com a segurança e o progresso na utilização da energia nuclear”.