Em fevereiro de 2025, a Maersk e a Hapag-Lloyd lançam sua colaboração operacional Gemini Cooperation. A ambição é fornecer uma rede oceânica flexível e interconectada com confiabilidade de cronograma líder do setor acima de 90%, uma vez totalmente implementada.
Desde que as duas empresas revelaram a nova colaboração de longo prazo em janeiro de 2024, elas têm trabalhado na finalização dos detalhes da colaboração operacional que abrange uma rede conjunta de frete marítimo nos negócios leste-oeste.
Com cerca de cinco meses para o lançamento, a Maersk e a Hapag-Lloyd estão agora prontas para compartilhar uma atualização cobrindo mapas de serviço finalizados e como a rede evoluiu desde o anúncio em janeiro de 2024. Além disso, as empresas também estão apresentando uma rede alternativa do Cabo da Boa Esperança devido às interrupções em andamento no Mar Vermelho.
“Confiabilidade, conectividade e sustentabilidade são as palavras-chave nas redes que estamos apresentando hoje, e estamos satisfeitos por agora podermos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre como forneceremos a melhor rede oceânica da categoria, para que eles possam começar a planejar, apesar de uma situação altamente dinâmica”, diz Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
Em outubro de 2024, a Gemini Cooperation anuncia qual rede espera lançar no mar em fevereiro de 2025.
“Estamos ansiosos para o lançamento de nossa rede completamente redesenhada no próximo ano e estamos felizes em reconfirmar que nossa meta de confiabilidade de cronograma permanece inalterada, independentemente de qual rede iremos introduzir. Acreditamos que nossa colaboração elevará o nível de confiabilidade para o benefício de nossos clientes e estabelecerá um padrão novo e muito alto no setor”, diz Vincent Clerc, CEO da Maersk.
Dependendo da rede em que a cooperação será implementada, ela vai ter entre 27 e 29 serviços eficientes de navegação marítima apoiados por uma extensa rede de 30 serviços ágeis de transporte intrarregional. A colaboração será composta por 300 ou 340 embarcações.
FATOS SOBRE AS DUAS REDES
Rede Trans-Suez | Rede Cabo da Boa Esperança |
Aprox. 300 embarcações | Aprox. 340 embarcações |
Capacidade de 3,4 milhões de TEU | Capacidade de 3,7 milhões de TEU |
57 serviços (27 mainliners, 30 shuttles) (vs. 58 serviços em janeiro de 2024 com 32 shuttles) | 59 serviços (29 mainliners, 30 shuttles) |