Agência alemã amplia a reciclabilidade de poliamidas


Em 29 de agosto de 2024, a Agência Central de Registro de Embalagens da Alemanha (Zentrale Stelle Verpackungsregister – ZSVR) publicou o novo padrão mínimo para embalagens recicláveis. Agora, a agência também reconhece como recicláveis os filmes barreira que incluem, além do polietileno (PE) e poliamida (PA), o copolímero de etileno-álcool vinílico (EVOH) para alta barreira ao oxigênio.

Essas estruturas de filme são comumente usadas para embalagens de salsicha, queijo e carne. Pela primeira vez, as estruturas de filme PE/PA laminadas com adesivo agora também são reconhecidas como recicláveis no padrão mínimo.

A base para a reclassificação pela ZSVR foi formada pelos estudos realizados em conjunto pela BASF e pelo Instituto cyclos-HTP sobre a reciclabilidade de filmes de alta barreira PE/PA/EVOH coextrudados e estruturas PE/PA laminadas no fluxo de resíduos de embalagens flexíveis de polietileno. Os estudos realizados em 2023 mostraram que ambas as estruturas de filme são recicláveis quando são usados promotores de adesão e compatibilidade.

“Os estudos apresentados à ZSVR formaram a base para os membros do Grupo de Especialistas III para a reclassificação, que, entre outros, foi realizada na fração ‘PE-flex*’ do padrão mínimo”, explica Simone Schillo, gerente sênior de Desenvolvimento de Mercado de Poliamidas e Precursores da Basf na Europa. “Graças à reclassificação, uma proporção significativa das estruturas multicamadas contendo poliamida que estão disponíveis no mercado agora cumprem os requisitos mínimos de reciclabilidade”.

Desde 2022, a poliamida 6 (PA6) e a copoliamida 6/6.6 (PA6/6.6) em filmes PE/PA coextrudados são reconhecidas como recicláveis no padrão mínimo para embalagens sujeitas à participação no sistema, de acordo com a Seção 21 (3) da VerpackG.

Devido ao seu perfil de propriedade exclusivo, as poliamidas desempenham um papel importante na produção de soluções de embalagens sustentáveis. Graças às boas propriedades de barreira combinadas com excelente mecânica, filmes mais finos podem ser usados para reduzir o consumo de material e, assim, ajudar a reduzir o desperdício de embalagens.

Mais informações sobre a reciclagem mecânica de poliamidas, detalhes do projeto de estudo no Instituto cyclos-HTP e os certificados associados podem ser encontrados em Reciclagem mecânica.

*As alterações detalhadas e as verificações individuais para ampliar a compatibilidade de reciclagem das poliamidas são mostradas no padrão mínimo da fração “PE-flex” no Anexo 3 “Visão geral dos grupos/tipos de embalagens e incompatibilidades de reciclagem específicas do material” 

Últimas Notícias

R$60 milhões para segunda fase da Boia BRAVO

Petrobras investirá R$ 60 milhões em uma nova fase de testes e medições de ventos no mar, com o lançamento de novas unidades da...

Excel ganha prêmio da Jornada R.E.T.A Segura da Raízen

A Excel, empresa de gerenciamento de combustível e gestão de frotas, celebra a conquista do prêmio na prestigiada Jornada R.E.T.A Segura, uma ação promovida...

GeoStorage: Novo hub do RCGI nasce para viabilizar o armazenamento em larga escala de energia e carbono no Brasil

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da USP anunciou, durante a Conferência Internacional sobre Transição Energética (ETRI 2024),...