Acordo entre Atlas e Copec inicia nova era para a rede na América Latina


A Atlas Renewable Energy, empresa internacional de geração de energia limpa, estabeleceu um novo marco no Chile ao assinar um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos para utilização de um sistema de armazenamento de energia em baterias com a chilena COPEC, por meio de seu trader de energia, a EMOAC. 

O BESS del Desierto será um dos maiores projetos de armazenamento de energia no Chile e na América Latina. Terá capacidade instalada de 200 MW e quatro horas, e capacidade de armazenamento de 800 MWh. O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta. 

Por este acordo, o BESS del Desierto irá reinjetar cerca de 280 GWh por ano na rede, evitando a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares e garantindo maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região e no país. O projeto terá capacidade de armazenamento semelhante ao de 2.500 ônibus elétricos utilizados no transporte público urbano, o equivalente a um percurso de 500.000 km para esses ônibus.

O BESS del Desierto será implementado como uma bateria autônoma. Trata-se de uma solução independente e autônoma concebida para o armazenamento de energia elétrica, permitindo o acúmulo da energia gerada em períodos de maior oferta energética, contribuindo para um fornecimento eficiente, contínuo e confiável. 

“Este acordo marca nossa expansão na produção de tecnologia de armazenamento de energia em baterias, estabelecendo a Atlas como uma pioneira na América Latina. Demonstra nosso comprometimento com soluções energéticas inovadoras e fortalece nossa posição como líder em tecnologia sustentável para a transição energética da região. O projeto BESS del Desierto é parte fundamental da nossa estratégia para aumentar a confiabilidade energética na região através da utilização avançada de recursos solares e oferecer soluções energéticas personalizadas aos nossos clientes,” explica Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy.

“O contrato visa abordar uma questão fundamental a nível nacional, especificamente o descarte inadequado de energias renováveis não convencionais (NCRE). Nossa abordagem gira em torno da inovação, adaptação e integração de tecnologia. Acreditamos realmente que representa uma grande solução para os desafios existentes no sistema e marca outro passo crucial em direção ao nosso compromisso com a transição energética”, afirma Vannia Toro, gerente geral da EMOAC.

Em poucos anos, a Atlas Renewable Energy desenvolveu projetos na região para o longo prazo, tanto junto de seus parceiros comerciais como no âmbito do fornecimento a clientes regulamentados. A empresa possui contratos que somam 5.243 MW de capacidade instalada de energia renovável, o que contribui para a transformação energética da região rumo a fontes de energia mais limpas, e agora é pioneira na implementação e utilização de sistemas de armazenamento de energia em baterias no Chile, após ter assinado dois dos maiores acordos no país e na América Latina para o uso desta tecnologia. A empresa espera continuar se consolidando e se expandindo para outras regiões com projetos energéticos inovadores e sustentáveis. 

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...