A AIQ, pioneira no impulsionamento da transformação industrial baseada em inteligência artificial (IA), e AVEVA, líder global em software industrial, anunciaram um acordo estratégico para o desenvolvimento do projeto Neuron5, concebido para aumentar a eficiência e permitir a implementação de sistemas autônomos em toda a cadeia de valor. O memorando de entendimento (MOU) prevê a incorporação de tecnologias avançadas de ambas as empresas no projeto.
A parceria entre a AVEVA e a AIQ combinará conhecimentos tecnológicos de ponta na implementação de operações autônomas para múltiplos ativos industriais. O objetivo é reduzir o tempo de inatividade, aumentar a disponibilidade de ativos, minimizar as operações de controle manual e capacitar as equipes para tomarem ações proativas, informadas, aprimoradas e aceleradas pelo suporte autônomo à decisão.
Serão realizadas pesquisas conjuntas para avaliar os requisitos de operação autônoma dos clientes em termos de hardware e telecomunicações, bem como o treinamento e o desenvolvimento de habilidades para que os engenheiros possam focar em soluções analíticas avançadas. Ambas as empresas também trabalharão para a integração de múltiplas soluções existentes numa plataforma unificada e colaborativa.
“Este MOU é o mais recente em uma sucessão de projetos inovadores e esperamos aproveitar nossas capacidades em automação industrial, IA e ecossistemas de dados para criar uma maneira nova e mais intuitiva de trabalhar com equipes que capacitem indivíduos, desbloquear valor e impulsionar a eficiência operacional para garantir o uso responsável dos recursos”, destaca Caspar Herzberg, CEO da AVEVA.
“Estamos entusiasmados em trazer nossa análise avançada e conhecimento tecnológico para esta parceria. Juntamente com a AVEVA, estamos confiantes em impulsionar avanços significativos em operações autônomas e em desenvolver novas tecnologias que impulsionarão um futuro sustentável para a indústria”, acrescenta Omar Al-Marzooqi, CEO da AIQ.