ANP lança versão completa do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2023

Diretor da ANP Cláudio Jorge de Souza, Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, e Superintendente de Defesa da Concorrência, Luis Esteves

AANP lançou a versão completa digital do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2023, que apresenta de forma consolidada os dados do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil, além de um panorama internacional, em 2022. O lançamento ocorreu em evento com transmissão online, cuja gravação pode ser acessada no canal da ANP no YouTube.

Na abertura do evento, o Diretor da ANP Cláudio Jorge de Souza destacou que “o Anuário é uma consolidação de informações de várias áreas técnicas da ANP, sendo resultado de um trabalho coletivo”. Ele lembrou ainda que o lançamento da edição deste ano se dá em meio às comemorações pelos 25 anos de implantação da ANP. “O Anuário 2023 ratifica a constante evolução não só da indústria regulada, mas também da nossa instituição”, declarou.

Rodolfo Saboia, Diretor-Geral da ANP, ressaltou a importância da divulgação de dados do setor regulado pela Agência. “Um dos papéis do órgão regulador é o de prover dados confiáveis, tendo como princípio a transparência e a sua ampla divulgação. Dar acesso a informações relevantes e fidedignas sobre o mercado regulado é tarefa de extrema importância, sendo tratada de forma muito séria pela ANP. Precisamos lembrar que dados, quando compartilhados com quem precisa, podem trazer vários benefícios, seja na tomada de decisão e no apoio à concepção de políticas mais eficazes, seja no estímulo à inovação”, afirmou. No evento, houve ainda uma palestra que apresentou os principais dados da publicação. O Anuário é dividido em seis seções: Panorama Internacional; Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural; Comercialização; Biocombustíveis; Licitação de Blocos; e Resoluções da ANP. Há ainda um guia de leitura, notas, glossário, lista de agentes econômicos e outras informações complementares.

A primeira seção traz um panorama da indústria mundial de petróleo e gás natural, destacando seus níveis de reservas, produção, capacidade nominal de refino e consumo. Esses dados servem como referência à contextualização da indústria nacional no cenário internacional.

Na segunda seção, há informações sobre o desempenho da indústria brasileira do petróleo da exploração ao refino e processamento, além de dados sobre comércio exterior, superavit externo e preços. Constam também dados de arrecadação de participações governamentais e de terceiros sobre atividades de exploração e produção e os volumes de recursos destinados a pesquisa, desenvolvimento e inovação e formação de recursos humanos, além do novo capítulo com informações relacionadas a segurança operacional.
A terceira seção contempla a distribuição e a revenda de derivados de petróleo e gás natural, assim como a infraestrutura de comercialização existente, além de indicadores da qualidade dos combustíveis. Também apresenta a evolução dos preços ao consumidor de derivados de petróleo e as ações de fiscalização do abastecimento.
A quarta seção apresenta os dados relacionados a produção, comercialização e preços dos biocombustíveis, juntamente com as atividades do RenovaBio. Já a quinta seção apresenta uma síntese das Rodadas de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural realizadas pela ANP.

Finalmente, na sexta seção, são listadas as Resoluções ANP publicadas no ano de 2022. Há também um Glossário, que define os vários termos mencionados, os fatores de conversão utilizados e as relações entre unidades físicas comumente utilizadas. Por fim, traz a lista dos agentes econômicos que atuam na indústria brasileira de petróleo e na distribuição nacional de derivados e as fontes utilizadas na elaboração do Anuário.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...