Caminhões elétricos se consolidam como ferramentas de suporte às operações em campo


Com mais de 29 mil km rodados em pouco mais de um ano, os caminhões elétricos da Neoenergia se consolidam como importantes ferramentas de suporte às operações em campo. Os veículos, que contam com cestos aéreos do tipo eletro hidráulico são oriundos de um projeto inovador da companhia e estão em operação nas cidades de Limeira e Mairiporã, no interior de São Paulo. A iniciativa reforça o compromisso da companhia em incentivar a mobilidade sustentável.

O desenvolvimento dos caminhões elétricos, em parceria com a área de Frotas, é oriundo de um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Neoenergia, cujas atividades são reguladas pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Eles contam com tecnologia de telemetria, o que permite o acompanhamento das informações sobre bateria e roteirização das atividades desempenhadas pelos Centros de Operações Integradas (COI) das distribuidoras da Neoenergia. De forma automatizada e em tempo real, é possível calcular a necessidade de recarga e os pontos disponíveis ao longo do trajeto para realizá-la. 

Os veículos foram desenvolvidos com base no caminhão T7, do fabricante BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.

O desenvolvimento do caminhão elétrico faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável da Neoenergia, que prevê projetos para expandir a infraestrutura de recarga de veículos e desenvolver novas soluções.

No Brasil, a Neoenergia assumiu o compromisso de incentivar a mobilidade sustentável, alinhada à sua meta de contribuir com a descarbonização da economia. Para isso, a companhia aposta em um Programa de Mobilidade Elétrica que inclui projetos para ampliar a infraestrutura de recarga de veículos elétricos e desenvolver novas soluções”, ressalta Renato Morais, gerente Corporativo de Frota da Neoenergia.

Entre esses projetos estão os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Trilha Verde, desenvolvido na Ilha de Fernando de Noronha (PE) e o Corredor Verde (eletrovia com mais de 1.200 km de extensão entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte que inclui 17 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo 12 de carga rápida ao longo das rodovias e seis de carga média em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal).

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