Começa fornecimento seriado de produtos para primeiro ônibus elétrico fabricado no Brasil 


A ZF iniciou o fornecimento seriado de produtos para o primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil. O acordo com a Marcopolo foi específico para o modelo Attivi Integral, lançado em 2021 com produção iniciada no segundo semestre de 2022. Esse acordo inaugurou o fornecimento de produtos ZF para ônibus elétricos fabricados no Brasil. Entre os produtos fornecidos estão o compressor exclusivo para veículos elétricos, E-comp, produzido em Hannover, Alemanha, e os amortecedores Air Spring, produzidos pela unidade industrial da ZF na Argentina. 

De acordo com Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, há perspectivas positivas de volume de fornecimento desses produtos, uma vez que algumas prefeituras ao redor do País têm adotado políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes, o que inclui a exigência ou incentivo à circulação de ônibus elétricos nas cidades”.

Em São Paulo, por exemplo, há o programa “Ônibus Elétrico Zero Emissão”, que visa substituir gradualmente a frota de ônibus convencionais por ônibus elétricos. A meta é que, até 2028, todos os ônibus da cidade sejam elétricos. Além das capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, que também possuem planos de expansão de frotas elétricas. “A expectativa é que a produção voltada para o novo Attivi Integral supere 100 unidades/ano, o que é um bom resultado, considerando que a frota de ônibus elétricos ainda é pequena no País”, prevê. 

Os produtos fornecidos para a Marcopolo passaram por testes de validação, além de calibrações exclusivas para aplicação no novo ônibus, que tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros e autonomia de cerca de 250 quilômetros. São equipamentos ideais tanto para ônibus na configuração de piso baixo como para modelos de piso alto. O E-comp da ZF foi desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos, enquanto os amortecedores Air Spring também encontram aplicação em veículos movidos à combustão. 

Para Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, “o ônibus elétrico já é uma realidade nos principais mercados do mundo para uma mobilidade sustentável e a meta de descarbonização. Escolhemos a ZF como parceira para fornecer sistemas para o Attivi Integral pela expertise que a fabricante possui como tradicional fornecedora global de sistemas para veículos comerciais pesados e pela qualidade e confiabilidade de seus produtos”, analisa. 

Últimas Notícias

Novo gasoduto interliga Terminal de GNL da Eneva à malha da TAG

A conclusão da obra de implantação do gasoduto que conecta o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva e Complexo Termelétrico da...

Metso fortalece manuseio de lama com a compra da Jindex

A Metso assinou um acordo para comprar a Jindex Pty Ltd, uma empresa privada australiana especializada em válvulas e controle de fluxo de processo. A...

Quase 90% dos parlamentares defendem tratamento tributário diferenciado para a reciclagem

Pesquisa realizada pela empresa Arko Advice, em parceria com a Abralatas, revelou que 88% dos deputados federais são favoráveis à tributação diferenciada para o...