Conexões para inovação em Macaé


Com o anúncio de um convênio entre a Prefeitura de Macaé e o CRIOS/UFRJ para o lançamento do Inova+ Macaé, política pública para formação do ecossistema de inovação no município, aconteceu a segunda edição do “Conexões para Inovação”. Promoção da Firjan Norte Fluminense e Porto do Açu, o encontro ocorreu no auditório da Firjan SENAI e reuniu representantes da academia, poder público, startups, empresas e instituições para debater ações e aproximar cada vez mais o empresário macaense de um ambiente inovador de negócios.

José Walmir, da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, destacou que a federação criou um Grupo de Trabalho de Inovação para aproveitar a ambiência existente na região e fortalecer a inovação para além do mercado de óleo e gás. Já Wanderson Primo, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu e conselheiro da Firjan Norte Fluminense, ressaltou a importância de conectar as empresas e startups, confirmando o potencial inovador da região.

O debate “Como impulsionar o ecossistema de inovação de Macaé” reuniu a chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Mariana Previtali; professor Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ; Camillo Torquato, sócio fundador da T&D Sustentável; Fredjoger Mendes, gerente de operações da Vallourec; Giovanna Carneiro, pesquisadora da SLB (Schlumberger); e Glauco Nader, coordenador do Grupo de Trabalho de Inovação da federação. A mediação ficou a cargo do especialista em Inovação da Casa Firjan, Marcos André Farias de Oliveira.

Além de destacar que há em Macaé um ecossistema de inovação em maturação, com a participação de atores de todos os setores, o grupo deu dicas para quem quer inovar ou conectar suas startups com as players do mercado, além de debater a participação do poder público nas ações de fomento. Glauco Nader confirmou que o ecossistema está maturado no município, faltando apenas uma maior integração entre os agentes, tanto da sociedade quanto poder público.

Mariana Previtali adiantou que o convênio entre o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS/UFRJ) e a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé estará concluído ainda este ano. Será criado um comitê gestor de Ecossistema de Inovação multidisciplinar e também haverá a elaboração do Marco Legal Inovação para o município. 

Como impulsionar a inovação em Macaé? Para contribuir com este debate, a gerente Brasil do Innovation Factori, Giovanna Carneiro, participou do evento “Conexões para inovação”, promovido pela Firjan (05/09). O evento foi aberto ao público, e contou com representantes do poder público, universidade, empresas que valorizam e investem em inovação e da Casa Firjan. Além disso, cinco startups apresentaram seus trabalhos.  

O Innovation Factori Brasil é um dos seis centros de pesquisa globais da SLB em todo o mundo, inaugurado no segundo semestre de 2021 no país. Giovanna comanda projetos de inteligência artificial para solucionar problemas de grandes clientes como Shell e Petrobras.

“Eventos como este são ótimos para trocarmos experiências. Mostramos nossa trajetória à frente do Innovation Factori, alguns desafios e as soluções que aplicamos e que podem ser replicadas em outros ecossistemas. Da mesma forma, ouvir as starturps e nos aproximarmos dos atores locais também são situações muito enriquecedoras para o nosso trabalho de inovação na SLB”, comentou.
Com esta visão de estar em contato com universidades, pesquisadores e outros players do mercado, a SLB procura participar de diversos eventos voltados para a inovação.

Para o diretor geral Brasil da SLB, Bruno Alves, a participação em eventos como estes mostram o compromisso da SLB enquanto empresa socialmente responsável, buscando se inserir de forma a contribuir efetivamente com as questões das localidades onde está posicionada. “A empresa está engajada com o futuro do mercado, dedicando tempo e conhecimento em universidades e comunidades locais e levando pautas importantes como sustentabilidade – que está alinhada com nosso propósito NetZero – e inovação – que está alinhado com nosso propósito de performance, fazendo mais com menos”, concluiu Bruno.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...