Conexões para inovação em Macaé


Com o anúncio de um convênio entre a Prefeitura de Macaé e o CRIOS/UFRJ para o lançamento do Inova+ Macaé, política pública para formação do ecossistema de inovação no município, aconteceu a segunda edição do “Conexões para Inovação”. Promoção da Firjan Norte Fluminense e Porto do Açu, o encontro ocorreu no auditório da Firjan SENAI e reuniu representantes da academia, poder público, startups, empresas e instituições para debater ações e aproximar cada vez mais o empresário macaense de um ambiente inovador de negócios.

José Walmir, da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, destacou que a federação criou um Grupo de Trabalho de Inovação para aproveitar a ambiência existente na região e fortalecer a inovação para além do mercado de óleo e gás. Já Wanderson Primo, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu e conselheiro da Firjan Norte Fluminense, ressaltou a importância de conectar as empresas e startups, confirmando o potencial inovador da região.

O debate “Como impulsionar o ecossistema de inovação de Macaé” reuniu a chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Mariana Previtali; professor Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ; Camillo Torquato, sócio fundador da T&D Sustentável; Fredjoger Mendes, gerente de operações da Vallourec; Giovanna Carneiro, pesquisadora da SLB (Schlumberger); e Glauco Nader, coordenador do Grupo de Trabalho de Inovação da federação. A mediação ficou a cargo do especialista em Inovação da Casa Firjan, Marcos André Farias de Oliveira.

Além de destacar que há em Macaé um ecossistema de inovação em maturação, com a participação de atores de todos os setores, o grupo deu dicas para quem quer inovar ou conectar suas startups com as players do mercado, além de debater a participação do poder público nas ações de fomento. Glauco Nader confirmou que o ecossistema está maturado no município, faltando apenas uma maior integração entre os agentes, tanto da sociedade quanto poder público.

Mariana Previtali adiantou que o convênio entre o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS/UFRJ) e a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé estará concluído ainda este ano. Será criado um comitê gestor de Ecossistema de Inovação multidisciplinar e também haverá a elaboração do Marco Legal Inovação para o município. 

Como impulsionar a inovação em Macaé? Para contribuir com este debate, a gerente Brasil do Innovation Factori, Giovanna Carneiro, participou do evento “Conexões para inovação”, promovido pela Firjan (05/09). O evento foi aberto ao público, e contou com representantes do poder público, universidade, empresas que valorizam e investem em inovação e da Casa Firjan. Além disso, cinco startups apresentaram seus trabalhos.  

O Innovation Factori Brasil é um dos seis centros de pesquisa globais da SLB em todo o mundo, inaugurado no segundo semestre de 2021 no país. Giovanna comanda projetos de inteligência artificial para solucionar problemas de grandes clientes como Shell e Petrobras.

“Eventos como este são ótimos para trocarmos experiências. Mostramos nossa trajetória à frente do Innovation Factori, alguns desafios e as soluções que aplicamos e que podem ser replicadas em outros ecossistemas. Da mesma forma, ouvir as starturps e nos aproximarmos dos atores locais também são situações muito enriquecedoras para o nosso trabalho de inovação na SLB”, comentou.
Com esta visão de estar em contato com universidades, pesquisadores e outros players do mercado, a SLB procura participar de diversos eventos voltados para a inovação.

Para o diretor geral Brasil da SLB, Bruno Alves, a participação em eventos como estes mostram o compromisso da SLB enquanto empresa socialmente responsável, buscando se inserir de forma a contribuir efetivamente com as questões das localidades onde está posicionada. “A empresa está engajada com o futuro do mercado, dedicando tempo e conhecimento em universidades e comunidades locais e levando pautas importantes como sustentabilidade – que está alinhada com nosso propósito NetZero – e inovação – que está alinhado com nosso propósito de performance, fazendo mais com menos”, concluiu Bruno.

Últimas Notícias

Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece 11 vencedores

Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, reconheceu nesta terça-feira (14) os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade,...

IPT é o mais novo membro do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil  

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), uma das mais renomadas instituições nacionais de ciência e tecnologia, é o novo integrante do Acordo de Cooperação...

USA Bioenergy anuncia nova refinaria de SAF de US$ 2,8 bilhões

A USA BioEnergy anunciou aquisição de mais de 1.600 acres de terra no leste do Texas para sua nova biorrefinaria avançada de US$ 2,8...