Os projetos do Serviço Geológico do Brasil que impulsionam o desenvolvimento do setor mineral foram destacados no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin). Em palestras técnicas e posters, pesquisadores apresentaram resultados de projetos, iniciativas e pesquisas em andamento, assim como o planejamento das pesquisas geocientíficas para os próximos anos.
“Ao longo do dia, em diversas apresentações realizadas por pesquisadores do SGB, foram abordados temas que demonstram nossas iniciativas para subsidiar a pesquisa mineral no país”, destacou a assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, Lúcia Travassos. A pesquisadora apresentou a palestra técnica “Contribuições do Serviço Geológico do Brasil para o Desenvolvimento do Potencial Mineral Brasileiro”.
Como convidados para o painel “A Produção e o Potencial Geológico de Minerais Estratégicos no Brasil”, o chefe da Divisão de Geologia Econômica do SGB, Guilherme Ferreira, apresentou o tema “A Produção e o Potencial Geológico de Minerais Estratégicos no Brasil”, e a pesquisadora Débora Matos ministrou palestra com o tema “Grafita no Brasil”.
O assessor da DGM Marcos Vinícius Ferreira apresentou as novas plataformas de mapeamento geológico e de recursos minerais do SGB, destacando o Plano Decenal de Mapeamento Geológico 2025-2034 (PlanGeo). E convidou a todos para participarem da consulta pública sobre o PlanGeo 2025-2034 cujo objetivo é receber sugestões das áreas que devem ser priorizadas para mapeamento pelo SGB nos próximos anos.
Outros assuntos abordados no evento foram “A Geofísica no Serviço Geológico do Brasil – Rumo às Novas Fronteiras”, apresentado pelo chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, Iago Costa; “Geoquímica Prospectiva no Serviço Geológico do Brasil: desenvolvimento e Perspectivas”, ministrado pelo chefe do Departamento de Geologia do SGB, Marcelo Esteves Almeida; e “Desvendando a Química Mineral do Ouro: primeiros Resultados do Acervo do Serviço Geológico do Brasil”, palestra apresentada pelo chefe do DIGECO, Guilherme Ferreira.