A Coppe/UFRJ recebeu (28/08) o conselheiro para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Torkjell Leira, e a consultora para Óleo e Gás, Raquel Filgueiras, da Innovation Norway, a mais importante agência norueguesa de fomento à inovação e exportação. Foram apresentados projetos conjuntos com empresas e instituições norueguesas e debatidas formas de consolidar, ampliar e diversificar a parceria.
A reunião contou com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; do vice-diretor, professor Marcello Campos; da diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; e do diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.
Torkjell Leira destacou que o único escritório da Innovation Norway na América Latina fica no Rio de Janeiro e que as metas do governo norueguês, de aumentar as exportações em 50% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, tornam o Brasil um parceiro ainda mais importante para a Noruega.
Alfredo Renault afirmou que um maior conhecimento mútuo é fundamental para ampliar as parcerias entre a Coppe e a Noruega e que é importante que isso seja feito de forma institucional, de modo a não depender da sinergia existente entre grupos de pesquisa específicos.
Renault falou sobre importantes mecanismos de financiamento à pesquisa e inovação, ressaltando a Finep, a ANP e a Embrapii. Acerca do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault explicou que “baixo carbono” é um conceito mais amplo do que “energias renováveis” e que abrange um conjunto de ações “que são a cara da Coppe. São temas interdisciplinares e que permeiam as diversas atividades da instituição”.
Os professores Guilherme Horta Travassos (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação); Argimiro Secchi e Maurício Bezerra (Programa de Engenharia Química), Antonio Carlos Siqueira de Lima (Programa de Engenharia Elétrica), Luiz Sagrilo (Programa de Engenharia Civil), José Ponciano e Célio Costa (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) estiverem presentes e fizeram breves apresentações sobre projetos que coordenaram em parceria com instituições norueguesas.