Coppe recebe consultores da Innovation Norway


A Coppe/UFRJ recebeu (28/08) o conselheiro para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Torkjell Leira, e a consultora para Óleo e Gás, Raquel Filgueiras, da Innovation Norway, a mais importante agência norueguesa de fomento à inovação e exportação. Foram apresentados projetos conjuntos com empresas e instituições norueguesas e debatidas formas de consolidar, ampliar e diversificar a parceria.

A reunião contou com a presença da diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; do vice-diretor, professor Marcello Campos; da diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; e do diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.

Torkjell Leira destacou que o único escritório da Innovation Norway na América Latina fica no Rio de Janeiro e que as metas do governo norueguês, de aumentar as exportações em 50% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, tornam o Brasil um parceiro ainda mais importante para a Noruega.

Alfredo Renault afirmou que um maior conhecimento mútuo é fundamental para ampliar as parcerias entre a Coppe e a Noruega e que é importante que isso seja feito de forma institucional, de modo a não depender da sinergia existente entre grupos de pesquisa específicos.

Renault falou sobre importantes mecanismos de financiamento à pesquisa e inovação, ressaltando a Finep, a ANP e a Embrapii. Acerca do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault explicou que “baixo carbono” é um conceito mais amplo do que “energias renováveis” e que abrange um conjunto de ações “que são a cara da Coppe. São temas interdisciplinares e que permeiam as diversas atividades da instituição”.

Os professores Guilherme Horta Travassos (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação); Argimiro Secchi e Maurício Bezerra (Programa de Engenharia Química), Antonio Carlos Siqueira de Lima (Programa de Engenharia Elétrica), Luiz Sagrilo (Programa de Engenharia Civil), José Ponciano e Célio Costa (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) estiverem presentes e fizeram breves apresentações sobre projetos que coordenaram em parceria com instituições norueguesas.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...