Entre os dias 28 de agosto e 9 de setembro, o Centro de Inovação da USP (Inova USP) sedia a 7a edição da Escola Interdisciplinar de Verão Infieri, promovida internacionalmente pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), voltado para as áreas da Física, Engenharia e Ciência da Computação. Após edições bem-sucedidas em Oxford, Paris, Hamburgo, Wuhan e Madri, a Escola chega a São Paulo para explorar as fronteiras da ciência e da tecnologia. Com foco em temas como semicondutores avançados, tecnologias 4D, fotônica, inteligência artificial, big data e tecnologias quânticas, entre outros assuntos de relevância da área, o evento reunirá renomados pesquisadores da academia, centros de pesquisa e da indústria para discutir e compartilhar conhecimentos essenciais para o progresso científico.
A Escola também conta com sessões de laboratório, que permitirão uma interação mais próxima com autoridades em pesquisa fundamental e instrumentação da academia e da indústria – cerca de 30 sessões laboratoriais práticas se corelacionam com os principais tópicos apresentados nas aulas e palestras como um meio de aprofundar os conhecimentos adquiridos.
A programação conta ainda com o simpósio Tecnologia Avançada e Pesquisa Fundamental: a ligação incomparável, que acontece no auditório da Poli e é uma plataforma para discussões sobre a interseção entre tecnologia de ponta e pesquisa científica fundamental. O especialista em tecnologia Evgeny Morozov, fala sobre a necessidade de se regular a internet para restringir o poder das big techs e de se investir em uma infraestrutura pública digital associado a uma política industrial. Depois do evento, Morozov se reúne com os ministérios da Fazenda, Ciência e Tecnologia, e da Secom (Secretaria de Comunicação Social), em Brasília, para discutir políticas digitais.