Festo adota arquitetura aberta Phoenix Contact

Da esquerda para a direita: Ulrich Leidecker (COO Phoenix Contact e presidente da área de negócios IMA), Gerhard Borho (membro do conselho de tecnologia da informação e digitalização da Festo), CEO da Phoenix Contact, Frank Stührenberg e Thomas Böck (CEO da Festo)

A Festo e a Phoenix Contact uniram forças para integrar a tecnologia PLCnext da Phoenix no catálogo de dispositivos finais e de rede da Festo. PLCnext é um ecossistema de automação industrial que inclui hardware aberto, software modular, um mercado de software digital e suporte comunitário. Incorporado no portfólio de automação da Festo, o PLCnext fornecerá uma arquitetura aberta e flexível para projetar soluções personalizadas que atendam a requisitos exclusivos. A parceria foi oficializada durante a Hannover Messe.

O sistema PLCnext da Phoenix Contact é mais do que um PLC como o nome indica pois agrega a funcionalidade dupla entre o ambiente IEC 61131 e o sistema operacional baseado em Linux para execução de aplicativos. O ambiente compatível com IEC 61131 permite a lógica ladder tradicional e outras programações industriais com recursos de solução de problemas que parecerão familiares para engenheiros experientes na área. As linguagens IEC 61131 detêm uma vasta participação de mercado em aplicações de controle industrial, e muitos sistemas críticos são construídos sobre esta base.

Os primeiros dispositivos com tecnologia PLCnext integrada deverão ser lançados no mercado até ao final de 2024. Ambas as empresas esperam que isto proporcione um impulso significativo à inovação na automação industrial.

“Estamos convencidos de que a abertura da PLCnext Technology proporcionará muitas vantagens aos nossos clientes”, enfatiza Gerhard Borho, Diretor de Tecnologia da Informação e Digitalização da Festo. Ulrich Leidecker, COO e presidente da área de negócios Industry Management and Automation da Phoenix Contact, acrescenta: “A abertura da PLCnext Technology possibilita a vários fornecedores oferecerem tecnologia de automação flexível, segura e moderna. A parceria tecnológica com a Festo representa um marco para a indústria de automação. Porque quanto mais parceiros houver em um ecossistema de automação aberto, mais valioso ele se tornará para cada participante individual.”

Frank Stührenberg, CEO da Phoenix Contact, sublinha: “Num mundo em rápida mudança, torna-se cada vez mais importante estabelecer parcerias e trabalhar em conjunto no âmbito de plataformas tecnológicas abertas. Uma mudança de paradigma é claramente perceptível. Juntamente com a Festo, continuaremos a trabalhar na geração de novas soluções para os nossos clientes. Porque a inovação sustentável só pode ser alcançada através de uma cooperação estreita.”

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...