Firjan destaca agenda Brasil 4.0 incluídas no novo PAC


O presidente da Firjan,Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o 1º vice-presidente,Luiz Césio Caetano, participaram do lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), plano de investimento em infraestrutura com foco em desenvolvimento e sustentabilidade do governo federal. A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde o presidente da República,Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou investimento de R$ 1,7 trilhão para todos os estados.

O estado do Rio de Janeiro terá o maior volume de investimentos previstos, com R$ 342,6 bilhões destinados a obras e serviços para a população fluminense. O mercado de Petróleo e Gás é o que mais se destaca no estado, concentrando mais de 40% dos projetos nacionais anunciados. 

A relevância dos investimentos voltados para a melhoria da competitividade brasileira e, especialmente, para o estado do Rio de Janeiro, foi enfatizada pelo presidente da federação. “É uma enorme satisfação receber o anúncio dessas obras que podem fazer com que o Brasil avance de forma considerável. O PAC tem uma coincidência muito grande com parte do trabalho da Agenda Brasil 4.0. São propostas com as quais a Firjan está absolutamente envolvida e contribuirão muito com o desenvolvimento do Rio de Janeiro”, destacou Eduardo Eugenio.

O Novo PAC contempla várias propostas que constam na Agenda Firjan para um Brasil 4.0. “O PAC abrangeu todos os eixos de desenvolvimento e o Rio de Janeiro foi aquinhoado com diversos projetos do Brasil 4.0, que estão no histórico de batalhas da Firjan. Em diversas oportunidades, a Firjan entregou a ministros um robusto plano industrial com dezenas de sugestões de investimentos que podem fazer a diferença para o desenvolvimento do país e do Rio de Janeiro”, pontuou Luiz Césio Caetano, destacando a relevância da elaboração do documento, resultado da atuação do Grupo de Trabalho de Política Industrial, integrado por industriais de diversos setores e regiões do estado do Rio. 

“Muito mais que uma carteira de investimentos públicos, o novo PAC é um compromisso coletivo nascido de um amplo diálogo federativo. Sua elaboração contou com a participação decisiva do setor privado, seja na modelagem de oportunidade de investimento, seja na proposição de novas medidas institucionais que tornam os ambientes de negócios mais estáveis e atrativos”, enfatizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Entre os investimentos do Novo PAC que contemplam as propostas da Agenda Brasil 4.0estão: a realização de estudos para a construção da EF-118 (ferrovia que liga o Rio ao Centro-Oeste por meio do Espírito Santo; e a conclusão da obra da nova pista de subida da serra de Petrópolis, que integra a nova concessão da BR-040. Outro eixo em que a Firjan identifica a possibilidade de ter suas propostas contempladas é no Cidades Sustentáveis e Resilientes, com a realização de estudos para a construção da Linha 3 do metrô, que liga o centro do Rio de Janeiro a Niterói e São Gonçalo. 

Também está previsto o avanço para os estudos sobre a construção da usina nuclear Angra 3, cuja conclusão é defendida pela federação, já que a nova usina é fundamental para a garantia da segurança energética no país. Já no subeixo de Petróleo e Gás, está prevista a obra do Projeto Integrado Rota 3, que irá escoar e processar parte do gás natural do Pré-sal da Bacia de Santos.  Os investimentos anunciados para o programa Minha Casa Minha Vida, financiamento habitacional e esgotamento sanitário vão aquecer o setor da Construção que, em setembro, estará no Rio Construção Summit. O encontro vai reunir representantes do país e do exterior para tratar sobre as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. 

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...