Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de “Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e está mobilizando todo o seu ecossistema para enfrentar e reverter o quadro de um grande problema que assola o Brasil. A empresa lança em maio, mês em que o tema é pauta da agenda nacional, a campanha “Exploração Sexual Zero”, para fortalecer, junto a todos os seus públicos, a conscientização sobre o problema e o incentivo a denúncias através do Disque 100. A companhia estará junto com a Childhood Brasil e o Instituto Liberta que já atuam fortemente neste movimento.

Os dados são alarmantes. A cada hora, seis crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual (dados Anuário de Segurança Pública, 2023), número que deve ser ainda maior, já que apenas 8,5% dos casos são, de fato, notificados no sistema policial (dados IPEA). No Brasil, 79% dos casos de estupro incidem sobre crianças e adolescentes (Disque 100). Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, 61,4% dos estupros cometidos no Brasil são de menores de 13 anos de idade; desse total, 86% das vítimas são meninas. Uma realidade que precisa ser urgentemente transformada por toda a sociedade, já que 72,2% dos casos acontecem dentro de casa, dos quais 71,5% são praticados por familiares. No país, 18% das meninas que evadiram da escola foram por motivo de gravidez. Segundo estudo do Banco Mundial, o Brasil deixa de produzir U$ 3,5 bilhões em razão da gravidez precoce.  

Conhecendo a gravidade dessa questão no Brasil – o país é o segundo no ranking mundial de exploração sexual infantil segundo o Freedom Fund -, a Vibra está unindo seus esforços ao de diversos atores do setor privado e da sociedade civil, como Luciana Temer, diretora presidente do Instituto Liberta, que trabalha pelo fim de todas as violências sexuais contra crianças e adolescentes, e a Childhood Brasil, que tem a Vibra como parceira, desde 2019, no seu Programa “Na Mão Certa”, de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias brasileiras, incluindo as cercanias de postos de combustíveis, parcela significativa dos pontos vulneráveis. 

“É papel do setor privado mobilizar e engajar a sociedade como um todo em uma causa. A Vibra quer ser uma agente de mobilização desta mudança, que proteja crianças e adolescentes, aproveitando sua presença em diversos setores e também por ser a única distribuidora de combustíveis presente em todos os estados brasileiros. Eu pessoalmente acredito nesta causa e sei que é tempo de construir um futuro que será transformado pelas nossas ações hoje”, diz o CEO da Vibra, Ernesto Pousada.

A ideia agora é ampliar esse movimento com diversas ações de conscientização, mobilização e advocacy junto aos stakeholders da companhia, como revendedores, transportadoras, motoristas, colaboradores, consumidores finais, formadores de opinião e demais parceiros do setor privado para fortalecer o enfrentamento a esse crime.

“Nosso desafio é fazer com que o Brasil veja o que nós vemos, entenda as consequências pessoais e sociais desta violência e, a partir daí, construa políticas públicas para transformar essa triste realidade”, reforça Luciana Temer, Diretora Presidente do Instituto Liberta. 

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal referentes a 2021-2022 (veja estudo completo aqui), há 9.745 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, dos quais cerca de 3.400 são postos de combustíveis (Projeto Mapear, PRF, 2021-2022). Para dar visibilidade a esse problema, e chamar atenção do público, a Vibra lançou dia 18 de maio uma campanha nos postos Petrobras, com apoio de revendedores, e de mídia televisão e em redes sociais. Além disso, construiu um calendário de formação e treinamento de lideranças, colaboradores e multiplicadores e sensibilizou os parceiros presentes em todos os eventos e encontros que a companhia realizou ou participou este ano, como o Vem de Vibra, que reuniu sua rede de revenda, o Web Summit, as etapas da Stock Car Pro Series, entre outros. 

Além da campanha de engajamento da sociedade, a Vibra está apoiando projetos sociais no Brasil que trabalham com crianças e adolescentes de modo a fortalecer a rede de proteção e prevenção da exploração sexual, incluindo também espaços de acolhimento a famílias, que prevê o incentivo à geração de renda e inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade. No Norte do País, no Pará, a Vibra se vinculou ao Projeto Territorial Coalizão Pará, iniciativa da Childhood Brasil com outras empresas que atuará nos municípios de Itaituba, Breves e Barcarena, para estruturar ações de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nas operações portuárias associadas ao transporte de carga rodoviário e hidroviário da região; no Nordeste, está apoiando o Projeto Pequeno Nazareno, em Fortaleza (CE), que atende 300 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. 

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