Fundação Florestal e Bracell renovam compromisso com a preservação de florestas de SP


A parceria entre a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Bracell, especializada na produção de celulose solúvel, visa à conservação de cerca de 70 mil hectares de florestas nativas, distribuídos em 11 Unidades de Conservação no Estado de São Paulo. Este compromisso foi renovado por meio do programa Adote um Parque. O objetivo é promover o desenvolvimento e a implementação de ações voltadas para a proteção da biodiversidade, incluindo a doação de insumos, serviços e apoio à Operação SP Sem Fogo.


Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, o Programa Adote um Parque, além de apoiar o desenvolvimento das Unidades, promove o engajamento da sociedade na conservação ambiental. “No primeiro ano da parceria com a Bracell, já conseguimos ver os benefícios nas UCs, principalmente na rápida resposta no controle e mitigação de incêndios. Agora, com a ampliação das frentes de apoio, também atuaremos em conjunto na proteção da fauna silvestre e conservação das florestas nativas”

O compromisso renovado visa apoiar a proteção das Unidades de Conservação contra incêndios florestais, envolvendo a instalação de placas educativas, monitoramento por câmeras de longo alcance, controle de espécies invasoras, monitoramento da fauna e construção de passagens aéreas para a vida selvagem. O número de Unidades participantes aumentou, sendo elas: Estações Ecológicas Águas da Santa Bárbara, Angatuba, Avaré, Barreiro Rico, Caetetus, Itapeva, Paranapanema e Sebastião Aleixo da Silva (Bauru), Parques Estaduais de Carlos Botelho e Nascentes do Paranapanema e Refúgio de Vida Silvestre Aimorés (Gleba II – Jardim Botânico).

A parceria reitera a iniciativa da empresa, cujo compromisso é o de proteger, conservar ou restaurar um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto no estado. Ao longo dos últimos meses, a parceria também beneficiou o combate aos incêndios florestais, com apoio às ações preventivas, incluindo a construção e manutenção de aceiros, a doação de equipamentos e capacitações para combate a incêndios.

“Para a Bracell é muito importante celebrar parcerias que potencializam o nosso forte comprometimento com a sustentabilidade, especialmente tendo em vista a proteção da vegetação nativa dos biomas brasileiros. Temos a alegria de já ter alcançado 82% da meta do nosso ‘Compromisso Um-Para-Um’ e essa parceria é mais um importante passo para atingirmos o nosso objetivo. Seguiremos mapeando outras regiões que precisam de apoio sempre em parceria com autoridades competentes”, afirma João Augusti, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell.

Estiveram presentes no evento que firmou a parceria, o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade, o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e lideranças da Bracell como o vice-presidente de sustentabilidade, Márcio Nappo, o gerente de Sustentabilidade, João Augusti e a Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Mouana Sioufi.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...