Gasmar investe em gasoduto do Maranhão


A Gasmar avança no projeto de construção do primeiro gasoduto de São Luís (MA), obra que compreende a instalação de uma estocagem, uma unidade de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) e o gasoduto de distribuição de gás natural que vai do Porto do Itaqui até as instalações da Vale.

Em 2023, técnicos da Gasmar visitaram duas empresas chinesas – em Zhangjiagang – para avaliação da entrega dos equipamentos que compõem a estrutura da planta industrial de gás natural. Na empresa FRCE, do grupo Furui Cit, foi feito um teste de aceitação de fábrica nos isotanques, tanques construídos conforme a norma ISO para transporte de líquidos e gases, perigosos ou não; foi feito um positivo teste de aceitação de fábrica  mostrando a produção dentro das premissas exigidas na Suzhou Xinrui, empresa responsável por fabricar todos os vaporizadores atmosféricos que compõe a unidade de regaseificação – este tipo de equipamento permite transportar o GNL em um processo que converte esse gás, ainda em temperaturas muito baixas (menos 150 e 160 graus) para gás natural, em temperatura ambiente. A equipe da Gasmar também chegou a visitar a empresa Galileu, na Argentina, que quarterizou a fabricação dos equipamentos com as empresas chinesas de maior expertise. 

“Essas visitas foram de grande valia para acompanhar o desenvolvimento do projeto, findar alguns processos e entregar, da melhor forma possível, o gás natural para a Vale. Foi também uma boa experiência até para expandir networking para projetos futuros da Gasmar com empresas da China”, destacou Daniel Nunes, um dos técnicos da companhia.

@DanielNunes

O presidente da Gasmar, Allan Kardec, avaliou que se trata de um empreendimento realizado com o mais alto nível de exigência. “A obra é fundamental para a entrada do Gás Natural Veicular (GNV), em São Luís e Imperatriz, anunciada oficialmente para este ano, com fornecimento de combustível limpo, maior economia, geração de emprego e a formação de uma nova cadeia econômica feita por oficinas, postos, profissionais do setor. Em suma, mais oportunidades de trabalho e renda aos maranhenses – que é a marca do Governo Brandão”, explicou.

A previsão de conclusão está marcada para abril de 2024 .

“É o Maranhão aproveitando seus recursos naturais em benefício do seu próprio povo, gerando emprego e renda. A Gasmar, sob orientação do governador Carlos Brandão, de industrializar o Maranhão, segue avançando. E nesse sentido, fomos adquirir produtos chineses para a nossa planta que vai se instalar no Porto do Itaqui. Será a primeira planta de São Luís”, explicou o presidente da Gasmar, Allan Kardec.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...