Gêmeos digitais nas operações de petróleo e gás


Os gêmeos digitais são representações digitais de ativos físicos, sistemas, pessoas ou processos. Eles ajudam a detectar, prevenir, prever e otimizar o ambiente físico usando inteligência artificial (IA), análises em tempo real, visualização e ferramentas de simulação. No caso de petróleo e gás, os gêmeos digitais podem apoiar todo o ciclo de vida do projeto, desde a concepção do projeto até o comissionamento. Também pode ajudar a supervisionar o desempenho dos ativos durante as operações e auxiliar no treinamento de pessoal.

O relatório temático da GlobalData, “Gêmeos Digitais em Petróleo e Gás”, fornece uma visão geral da tecnologia de gêmeos digitais e suas implicações potenciais nas operações de petróleo e gás. Também destaca o papel das principais empresas de petróleo e gás, como ADNOC, BP, Eni, Equinor, ExxonMobil, Repsol, Rosneft, Shell e TotalEnergies no desenvolvimento e adoção de gêmeos digitais para cumprir os seus objetivos empresariais.

“Os gêmeos digitais estão rapidamente se tornando um pilar nas operações de petróleo e gás, à medida que as empresas se esforçam para otimizar o desempenho dos ativos e minimizar interrupções não planejadas. Isto visa tornar as operações de petróleo e gás relativamente mais seguras, ao mesmo tempo que reduz a pegada de carbono e melhora a rentabilidade. Além disso, as empresas também estão implantando essas ferramentas para monitoramento remoto e manutenção preditiva, entre outros benefícios.” comenta Ravindra Puranik, analista de petróleo e gás da GlobalData.

Os gêmeos digitais podem simular com eficácia o gerenciamento de um ativo de petróleo e gás e prever cenários potenciais. Eles também têm a capacidade de modelar dinamicamente o desempenho do ativo em tempo real. “Ao aproveitar dados, simulações e análises em tempo real, os gêmeos digitais podem oferecer insights profundos sobre ativos operacionais. Podem permitir que as empresas de petróleo e gás simplifiquem processos, previnam avarias, reforcem medidas de segurança e, assim, aumentem a rentabilidade global. Com a sua capacidade de fornecer uma visão abrangente das operações, os gémeos digitais auxiliam na formulação de decisões mais informadas e precisas, tornando-os ferramentas indispensáveis nas operações de petróleo e gás. O objetivo final é alcançar operações autônomas nas unidades de produção para aumentar a segurança e a produtividade,” continua Puranik.

Os gêmeos digitais foram inicialmente implantados em instalações de produção de petróleo e gás de capital intensivo para agilizar processos, mitigar a pegada de emissões e gerar economias de custos. Desde então, as empresas criaram gêmeos dos seus sistemas de gasodutos, fábricas de gás, terminais de GNL, bem como refinarias e complexos petroquímicos.

 “As empresas de petróleo e gás também estão interessadas em utilizar esta tecnologia para os seus empreendimentos mais recentes, além do petróleo e do gás, incluindo na captura e armazenamento de carbono (CCS) e em projetos de energia renovável. Existe um potencial considerável para os gêmeos digitais na melhoria da eficiência e eficácia dos projetos e na previsão da produção de energia dos parques eólicos ou solares. Outro caso de uso emergente está na cadeia de suprimentos e no gerenciamento de estoques, onde os produtos podem ser rastreados em tempo real para garantir sua disponibilidade oportuna para aplicações de uso final. Isso ajudaria a racionalizar os custos logísticos e a manter a qualidade do produto para os consumidores finais,” conclui Puranik.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...