Informe FGV Energia de Óleo & Gás – Setembro/2023


A oferta global de petróleo atingiu 100,7 MMbbI/d em agosto de 2023, apresentando a segunda queda mensal consecutiva devido à restrição da produção na OPEP+ e corte das exportações da Rússia. A demanda global de petróleo prevista para 2023 foi revisada para baixo, atingindo 101,8 MMbbl/d, cerca de 400 mil bbl/d a menos do que o estimado anteriormente pela Agência Internacional de Energia. Os preços spot do petróleo Brent e WTI cresceram pelo terceiro mês seguido, ultrapassando a média de US$89 em setembro.
No contexto nacional, a produção de petróleo atingiu 3,46 MMbbl/d, enquanto a produção de gás natural correspondeu a 147,86 MMm³/d, em agosto de 2023.

No quarto trimestre deste ano é esperado o início da produção do FPSO Sepetiba, no campo de Mero, a segunda das quatro unidades definitivas previstas até 2025. Destaca-se no mercado de combustíveis, as mudanças na importação brasileira de óleo diesel, na qual o produto de origem russa escalou de uma participação de menos de 1%, em 2022, para 44%, em 2023, ao passo que o importado dos EUA caiu, no mesmo período, de 57% para 26%.


No mercado de CBIOs, 38,29 milhões de créditos foram aposentados, entre janeiro de 2022 e setembro de 2023, equivalendo a 106,4% da meta de 2022, cujo prazo terminou em setembro de 2023. Para a meta de 2023, com o prazo de cumprimento até março de 2024, uma Consulta Pública do Ministério de Minas e Energia sugere uma nova revisão para o decênio. Desde a implementação do RenovaBio, em 2019, as metas foram revisadas quatro vezes devido à falta de oferta de CBIOs no mercado.


Na seção Transição Energética, O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei Combustível do Futuro que propõe medidas para incrementar a utilização de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, bem como da tecnologia veicular nacional, com vistas à descarbonização da matriz de consumo energético dos transportes. Em outros países, é crescente a mobilização de stakeholders para descarbonizar modais de difícil abatimento de emissões, como a aviação e o transporte marítimo.

O informe está em:

https://fgvenergia.fgv.br/sites/fgvenergia.fgv.br/files/informe_og_-_set.pdf

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...