A Ipiranga iniciou operação inédita de combustíveis em seu portfólio, com foco na expansão dos negócios B2B: a comercialização de óleo diesel marítimo (MGO) diretamente para embarcações na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A nova frente de negócio está alinhada a dois pilares da estratégia de retomada do crescimento da empresa: investimento em logística & distribuição e em supply & trading.
A empresa, que já detém cerca de 12% do mercado de combustíveis marítimos no Brasil, quer alavancar essa participação atendendo a clientes com abastecimento de embarcações em águas. A partir de agora, a Ipiranga Empresas, frente de negócios B2B do grupo, é capaz de fazer diretamente a operação de abastecimento de MGO em embarcações em águas. Para a Ipiranga, trata-se de um mercado com potencial de crescimento no qual a empresa pretende colocar em prática toda a expertise adquirida em mais de 85 anos de distribuição de combustíveis no país.
Para José Vianna, vice-presidente de Ipiranga Empresas, o início da operação é uma grande conquista para a Ipiranga. “Este projeto mostra a nossa solidez em oferecer um amplo portfólio de produtos e, agora, de abastecimento marítimo. A empresa segue cumprindo seu papel de estar atenta às oportunidades de mercado para incrementar seu negócio, priorizando a segurança da operação, com foco em seus funcionários, comunidades próximas e meio ambiente”, afirma Vianna.
A operação, que envolve cinco etapas de distribuição, por duto, transporte rodoviário e, finalmente, marítimo segue um rigoroso protocolo de segurança de acordo com as diretrizes de saúde e segurança operacional da Ipiranga, zelando pelos funcionários, fornecedores, clientes e comunidade envolvidos no processo. No Rio de Janeiro, a operação será realizada por meio de um rebocador e da barcaça CD Santos, com capacidade para 1.500m3, partindo do Estaleiro São Miguel, em São Gonçalo (RJ).
“Concluímos um projeto inovador que é um marco na história de sucesso da Ipiranga, envolvendo mais de 100 colaboradores em todas as áreas da empresa para levar combustível aos negócios em movimento”, afirma Rodolpho Athayde, Diretor Ipiranga Empresas.
No início do ano, a Ipiranga já havia iniciado a expansão da frente de negócios B2B, com a comercialização de bunker no Rio Grande do Sul, fornecendo óleo combustível marítimo para motores de navios de grande porte. Com a expectativa de atender, em sua maioria, o mercado de exportação de grãos que escoam pelo Porto de Rio Grande, a iniciativa se beneficia com o aspecto logístico, já que a operação conta com suprimento da Refinaria de Petróleo Riograndense.
A Ipiranga oferece dois tipos de bunker: o óleo combustível com baixo teor de enxofre VLSFO (Very Low Sulphur Fuel Oil), e o óleo diesel marítimo com baixo teor de enxofre LSMGO (Low-Sulphur Marine Gasoil), enquadrados dentro das especificações ISO 8217: 2010, cumprindo as normas da IMO 2020 e servindo para o abastecimento de todos os tipos de navios.
Hoje, a operação é realizada com um navio-tanque com capacidade para transportar 3.500 mtons de VLSFO e 800 m3 de LSMGO. As operações são realizadas por ‘barge-to-ship’ e diretamente no píer, obedecendo rigorosamente todas as normas de segurança.
“O modal fluvial possui desafios logísticos distintos, mas a Ipiranga segue firme com seu compromisso de levar seus produtos onde o cliente estiver. A comercialização de bunker abre novas possibilidades para a empresa e acreditamos que este é um mercado no qual temos plenas condições de ser um player relevante”, afirma Francisco Ganzer, vice-presidente de Supply e Trading da Ipiranga.