IV Seminário de Inteligência Artificial aplicada a Indústria do Petróleo


Aconteceu no período de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2023, no auditório RDC da PUC-Rio, a quarta edição do Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria do Petróleo, realizado pela ABGP com o apoio institucional do Instituto ECOA PUC-Rio.
A abertura do evento foi conduzida pelo Professor Dr. Marcelo Gattass, Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação da PUC-Rio, pela Presidente da ABGP, Carla Araujo, e pelo coordenador da Comissão Técnica, Sebastião Pereira, especialista de Inteligência de E&P na Eneva e Diretor na ABGP , que destacou a importância da integração das empresas e universidades nas aplicações da IA na Indústria do Petróleo enfatizando que hoje as tecnologias já estão mais amadurecidas e com melhor retorno de valor.

O Gerente de Processamento de Dados de Geologia e Geofísica da Petrobras, Dr. Ricardo A Rosa Fernandes, abriu as sessões técnicas com uma Palestra Magna apresentando as iniciativas da Petrobras em IA na Exploração de Petróleo.

Também fizeram apresentações a Gartner, NVÍDIA, Microsoft, Shell, USTC, COPPE, FindOut O&G e PUC-Tecgraf. Estas empresas e universidades mostraram os avanços das pesquisas e aplicações da Inteligência artificial na indústria de petróleo. Destaca-se a evolução atual da IA generativa e as aplicações do Machine Learning em diversas áreas da indústria.

O Seminário contou com a participação da Diretora Executiva da ABGP e Assessora da Presidência da Petrobras, Dra. Sylvia Anjos , destacando as edições anteriores do Seminário e a importância da Inteligência Artificial para a indústria de petróleo. O Diretor de Exploração da Eneva, Frederico Miranda, apresentou uma Palestra Magna falando dos impactos do onshore brasileiro na transição energética.

O Keynote Speaker, Dr. Carlos Barreto, CIO da Petrobras, falando sobre o histórico da Inteligência Artificial na Petrobras e sobre os desafios e oportunidades para aplicação da IA Generativa e sua consequente geração de conteúdo para a indústria de petróleo.

O Professor Dr. Marcelo Gattass, Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação da PUC-Rio, fez a palestra Magna abordando o tema “Detection and Segmentation in Seismic Images: From Grid Correlation Algorithms to AI Fundamental Models.”

Também foram destaque as apresentações da TotalEnergies, Eneva, IesBrazil-Bluware, Geowellex, Halliburton, Petrobras, UNISINOS e UFF . Destacamos a palestra “O uso da Inteligência Artificial na Integridade Submarina” proferida por Lucas Penna da Petrobras S.A.

No encerramento, aconteceu a homenagem ao ex-presidente da ABGP, Marcos do Amaral de Almeida, em reconhecimento ao seu entusiasmo e à sua dedicação para o sucesso dos Seminários de Inteligência Artificial aplicada à indústria do Petróleo, introduzidos na ABGP durante sua gestão.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...