Liberando oportunidades de aprendizagem criativa


Com base em uma história robusta de design de microcontroladores (e agora de PLC), o Arduino lançou um novo robô, apresentando aos alunos a codificação e a interface de sensores com hardware adaptável e expansível: a Arduino apresentar o Alvik, um robô programável projetado para educação em codificação e robótica, mas ainda com oportunidades promissoras que vão muito além das habilidades básicas. Alvik apresenta uma interface de programação amigável para iniciantes, integração avançada de sensores e recursos versáteis de expansão.

O Alvik é alimentado pelo Arduino Nano ESP32 e inclui muitos sensores e sistemas de controle de movimento. Isso permite que o ele interaja com seu ambiente sem a necessidade de acréscimos personalizados. Com portas e conectores de sensores adaptáveis, os usuários podem transformar o Alvik em diferentes formas, como um veículo espacial, uma escavadeira ou um robô de entrega, enriquecendo o aprendizado em sala de aula e os projetos DIY. Essa adaptabilidade incentiva uma jornada de aprendizagem criativa com infinitas possibilidades.

Os recursos de extensão do Alvik ampliam sua funcionalidade para atender às diversas preferências do usuário. Com os conectores LEGO Technic, os usuários podem incorporar facilmente componentes LEGO para ampla personalização, enquanto os conectores de parafuso M3 permitem compatibilidade com designs personalizados impressos em 3D ou cortados a laser. Estas características promovem a criatividade e integração da Alvik em diversos projetos.

O Alvik simplifica a programação com MicroPython. Isso permite que os usuários dêem vida às ideias com o mínimo de código em um curto espaço de tempo. A plataforma foi projetada para jovens alunos para tornar a educação robótica acessível a todos. Além disso, em breve integrará a programação baseada em blocos, tornando a codificação divertida e fácil, mesmo para alunos do ensino fundamental.

MicroPython é uma linguagem de programação Python projetada especificamente para microcontroladores que apresenta uma sintaxe simplificada e um consumo de memória menor do que o Python padrão, tornando-o adequado para ambientes com recursos limitados.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...