Nova ABNT para Sistemas Instrumentados de Segurança


Foi publicada pela ABNT em 14/03/2024 a Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 61511-1Segurança funcional – Sistemas instrumentados de segurança para o setor da indústria de processo – Parte 1: Estrutura, definições, sistema, hardware e requisitos de programação do aplicativo.

Esta Norma apresenta os requisitos para especificação, projeto, montagem, operação e manutenção de um Sistema Instrumentado de Segurança (SIS), de modo que seja confiavelmente assegurado que este sistema alcance ou mantenha o processo em um estado seguro. Dentre diversas outras aplicações, esta Norma tem por objetivo garantir que a segurança funcional seja alcançada, utilizando-se uma ou mais funções instrumentadas de segurança, para proteção dos ativos, das pessoas, do público em geral ou do meio ambiente.

Diversos setores da indústria devem aplicar os requisitos e conceitos apresentados nesta Norma como forma de controle e redução de riscos de segurança de processo, por meio da segurança funcional, incluindo os setores industriais de manuseio de materiais e processamento mineral, químico, petroquímico, óleo & gás, papel e celulose, farmacêutica, alimentícia, energia elétrica, portuário, agronegócio e siderúrgico, entre outros.

Mais informações sobre esta Norma ABNT NBR IEC 61511-1 estão disponíveis no Catálogo da ABNT.

clique aqui

Os Sistemas Instrumentados de Segurança são utilizados para realizar funções instrumentadas de segurança (SIF) nas indústrias de processo. Se a instrumentação for efetivamente utilizada para desempenhar as SIF, é essencial que esta instrumentação apresente determinados padrões e níveis mínimos de desempenhoe de confiabilidade (SIL). Para o desenvolvimento da especificação dos Sistemas Instrumentados de Segurança é necessária também a avaliação de risco e perigos do processo (Hazard & Risk Analysis – H&RA).

Esta Norma ABNT NBR IEC 61511-1 incorpora dois conceitos fundamentais para a sua aplicação: o ciclo total de vida de segurança do SIS e o nível de integridade de segurança (SIL). Esta Norma aborda a aplicação dos SIS que são baseados na utilização de tecnologia elétrica, eletrônica e eletrônica programável, incluindo os PLC de Segurança (SPLC).

Os Sistemas Instrumentados de Segurança incluem todos os dispositivos necessários para executar cada função instrumentada de segurança, incluindo os executores das lógicas de segurança (por exemplo SPLC), bem como os sensores e os elementos finais, os quais são instalados inclusive em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, incorporando tipos de proteção “Ex”, como por exemplo instrumentos e barreiras de segurança intrínseca (Ex “i”).

Esta norma foi desenvolvida como a implementação da Série IEC 61508 (Segurança funcional de sistemas elétricos, eletrônicos e programáveis relacionados com a segurança) destinada ao setor da indústria de processo.

A publicação desta Norma representa um importante marcona normalização técnica brasileira sobre instrumentação e automação para a indústria de processo, permitindo o acesso facilitado ao seu conteúdo, em português, aos profissionais envolvidos com serviços de projeto, especificação técnica de equipamentos, montagem, comissionamento, inspeção e manutenção de Sistemas Instrumentados de Segurança, inclusive utilizando sensores e atuadores “Ex”.

Esta Norma foi elaborada de forma voluntária pelos membros participantes da Comissão de Estudo CE 003.065.001 (Medição, controle e automação para a indústria de processo), sendo idêntica em termos de conteúdo técnico, forma e apresentação, em relação à respectiva norma internacional IEC 61511-1 (elaborada pelo TC 65 da IEC – Technical Committee Industrial Process Measurement, control and automation). Esta Norma técnica brasileira adotada representa uma adoção idêntica da respectiva norma internacional, atendendo os requisitos da ABNT Diretiva 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais.

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...