Novidades do Google Cloud Next


Durante o Google Cloud Next ’23, evento anual sobre inovações na infraestrutura, dados, inteligência artificial e segurança cibernética na nuvem, o Google Cloud anunciou, além da Parceria com a NVIDIA (as Máquinas Virtuais A3 do Google Cloud agora passam a ser equipados com a GPU H100, da NVIDIA), atualizações, produtos e serviços que revolucionam o cotidiano e o ambiente de trabalho das pessoas:

Marca d’água identifica imagem de IA: Disponível para todos os clientes do Vertex AI, essa tecnologia insere uma marca d’água em imagens geradas por IA, incorporada na mesma camada dos pixels, tornando-a oculta ao olho humano. A invisibilidade é importante e contribui para identificar adulterações, pois as marcas d’ água, atualmente, são aplicadas como uma espécie de carimbo, de maneira discreta, mas ainda visível, e podem ser facilmente editadas.

PaLM 2 em português: o PaLM 2 é um modelo de linguagem usado nas IAs generativas do Google;  possui recursos de multilinguagem, pois consegue decodificar e traduzir em diversas línguas, otimizar a escrita com sugestões de frases e palavras, além de criar códigos de programação e resolver problemas matemáticos. Com a última atualização, é possível também processar documentos de formato mais longo, como artigos de pesquisa e livros. A tecnologia integra a configuração de mais de 25 produtos do Google, como os que envolvem escrita no Google Workspace: Gmail, Docs e Sheets. O objetivo dessa inovação é trazer os mais avançados recursos de IA para os serviços do Google disponíveis para as empresas e as pessoas.

Extensões na Vertex AI: Os desenvolvedores podem acessar, criar e gerenciar extensões que fornecem informações em tempo real e incorporar dados da empresa. Isto abre infinitas novas possibilidades para aplicações de IA generativa que podem operar como uma extensão da empresa, possibilitadas pela capacidade de acessar informações proprietárias e agir em plataformas de terceiros, como o sistema CRM ou e-mail. 

Aplicativos de pesquisa e bate-papo personalizados: permite que as organizações criem aplicativos de pesquisa e bate-papo usando seus dados em apenas alguns minutos, com codificação mínima, gerenciamento e segurança de nível empresarial integrados.


Avanços na infraestrutura de IA: acelerador de IA, através do qual os clientes do Google Cloud podem executar treinamento e inferência de IA em grande escala. Com relação à versão anterior, o TPUv5e oferece uma melhoria de até 2 vezes no desempenho do treinamento da IA por dólar e uma melhoria de até duas 2,5 vezes no desempenho de inferência da IA por dólar.
Duet AI: em inglês, no Google Workspace para todos os usuários. O colaborador de inteligência artificial faz anotações durante videochamadas, envia resumos de reuniões e até traduz legendas automaticamente em 18 idiomas. Ainda é possível conversar diretamente com o Duet AI para fazer questionamentos sobre conteúdo, obter um resumo dos documentos compartilhados e acompanhar conversas perdidas.


Integração com outros grandes modelos de linguagem: Os clientes do Google Cloud podem, agora, utilizar o Llama 2, da Meta, o Falcon LLM, do Technology Innovative Institute, e o Claude 2, da Anthropic, ampliando suas possibilidades de adoção de tecnologias de IA Generativa.
A estratégia é fornecer flexibilidade para escolher modelos de IA que atendam às diversas necessidades, seja do próprio Google ou de seus parceiros e, dessa forma, o Google Clod disponibiliza agora mais de 100 modelos e ferramentas de IA.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...