A Moxa Inc. anunciou atualização de sua principal série EDS-4000/G4000 de switches Ethernet controlados com suporte para a versão 4.0 do firmware MX-NOS (V4.0). O novo firmware traz diagnósticos aprimorados, medidas de segurança reforçadas e recursos mais poderosos para a primeira linha de switches Ethernet com certificação IEC 62443-4-2 do mundo. A série EDS-4000/G4000 agora conta com 68 modelos de switch, todos projetados para acelerar a transformação digital em espaços industriais como energia, transporte, marítimo e automação de fábrica.
Aderente com IEC 62443-4-1,a plataforma de firmware MX-NOS permite a expansibilidade nos switches Moxa EDS-4000/G4000 Series, permitindo a adição de novas funções e recursos ao longo da vida útil do dispositivo. Ao garantir que os switches compartilham uma funcionalidade consistente e uma interface intuitiva, o MX-NOS V4.0 também melhora a experiência do usuário. O MX-NOS V4.0 funciona perfeitamente com o software de gerenciamento de rede Moxa MXview para simplificar as operações em todas as operações industriais.
À medida que as aplicações industriais continuam a evoluir, as arquiteturas OT exigem maior segurança de rede. Reconhecendo isso, o MX-NOS V4.0 traz o DHCP Snooping para switches da série EDS-4000/G4000. Uma tecnologia de segurança de camada 2, o DHCP Snooping filtra e descarta o tráfego DHCP considerado inaceitável, impedindo que servidores DHCP desonestos acessem a rede OT usando ataques “man-in-the-middle”.
O MX-NOS versão 4.0 adicionou duas importantes ferramentas de diagnóstico ao seu arsenal: espelhamento de porta RSPAN e uma verificação de fibra definida pelo usuário. Ambos limitam o tempo de inatividade da rede. O RSPAN permite que os administradores espelhem o tráfego das portas de origem em uma VLAN, permitindo que o tráfego da sessão seja transportado por vários switches. Como o próprio nome indica, a verificação de fibra mostra o status da interface das conexões de fibra no switch. O MX-NOS V4.0 incorpora novos recursos, incluindo o Protocolo de Redundância de Mídia, IEEE 1588 PTP para sincronização de tempo, juntamente com suporte para Modbus TCP, Ethernet/IP e PROFINET:
- O protocolo de redundância de mídia ou “MRP” usa um anel para fornecer redundância em redes Ethernet. Redes em anel com até 50 dispositivos podem usar MRP, o que garante um comportamento de alternância totalmente previsível;
- IEEE 1588 PTP (Precision Time Protocol) sincroniza relógios em toda uma rede na faixa de sub-microssegundos para sistemas de medição e controle;
- O suporte aos protocolos EtherNet/IP e Modbus TCP fornece gerenciamento e monitoramento de dispositivos, enquanto a compatibilidade com o PROFINET permite a transmissão transparente de dados.