Novo tipo de baterias de sódio-enxofre (bateria NAS)


A Basf Stationary Energy Storage GmbH, uma subsidiária integral da Basf, e a NGK Insultaors LTD. (NGK), fabricante japonesa de cerâmica, lançaram uma bateria avançada do tipo contêiner NAS (bateria de sódio-enxofre).

O novo produto NAS Modelo L24 foi desenvolvido em conjunto pela NGK e pela Basf e é caracterizado por uma taxa de degradação significativamente menor, inferior a 1% ao ano, graças a uma corrosão reduzida nas células de bateria. Outra conquista técnica é um sistema de gerenciamento térmico aprimorado nos módulos da bateria, que permite uma descarga contínua mais longa. Os novos elementos de tecnologia foram incorporados ao design da bateria comprovado em campo.

Essas melhorias permitem que os projetos sejam implementados usando significativamente menos contêineres de bateria NAS ao longo do tempo de execução do projeto e com custos de manutenção mais baixos.

“Este tipo avançado de baterias NAS é uma conquista excepcional da equipe de desenvolvimento conjunto da Basf e NGK, que reuniu as respectivas áreas de especialização de ambas as empresas. Com o NAS Modelo L24, nossos clientes poderão reduzir seu investimento inicial no sistema de armazenamento de baterias, bem como economizar nos custos de projeto de longo prazo, aproximadamente 20% ao longo da vida útil do projeto. Estamos orgulhosos de ter contribuído para o avanço da tecnologia de baterias NAS, um alicerce essencial para uma transição energética bem-sucedida”, disse Frank Prechtl, Diretor Executivo da Basf Stationary Energy Storage GmbH.

Ryugo Takeda, Vice-Presidente e Gerente Geral da Divisão de Armazenamento de Energia da NGK, comentou: “O desempenho aprimorado decorre de uma colaboração intensa e eficaz entre a Basf e a NGK que começou a partir de 2019. A menor taxa de degradação, de menos de 1% ao ano, é um resultado notável para a indústria de armazenamento de energia. Através da rede global de vendas da Basf, estamos entusiasmados em fornecer soluções para mais clientes usando este NAS Modelo L24 e, assim, contribuir para a promoção da adoção global de energia renovável e a redução do CO2 emissões”.

O novo conceito está em conformidade com as mais recentes normas de segurança para instalações de armazenamento de energia, como UL1973 e UL9540A, e sublinha o elevado grau de segurança das instalações NAS.

As baterias NAS são baterias estacionárias de longa duração e alta energia. Eles apresentam longa vida útil e segurança aprimorada e podem fornecer uma fonte de alimentação estável por mais de seis horas. Em mais de 20 anos, eles foram implantados em mais de 250 locais em todo o mundo, com uma produção total de quase cinco gigawatts-hora.

As baterias NAS são usadas em vários casos, incluindo a estabilização de energia renovável e a otimização de sua utilização, por meio de corte de pico e balanceamento de carga, bem como fornecimento de energia de emergência. A Basf inicia as entregas da NAS Modelo L24 no segundo semestre de 2024.

As baterias NAS têm grande capacidade de armazenamento (megawatt), alta densidade de energia (compacta) e longa vida útil, e podem fornecer energia elétrica estável durante longos períodos de tempo. Elas foram instaladas em mais de 250 locais em todo o mundo, com uma produção total de mais de 720 megawatts e capacidade total de aproximadamente 5.000 megawatts-hora instalados. As baterias NAS obtiveram a certificação baseada na norma de segurança de baterias de armazenamento estacionário UL 1973 (nível de célula e módulo) e um relatório de teste baseado na norma UL 9540A*, que consiste em verificar o risco de incêndio das baterias, para confirmar a conformidade com os seus critérios de avaliação (célula, módulo e nível de instalação) através do programa de avaliação da UL Solutions, uma empresa global independente de ciência da segurança.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...