ONS divulga empresas pré-selecionadas da consultoria 3 do subprojeto clima do projeto meta II


O ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou (09/02) os nomes das cinco consultorias/consórcios pré-selecionadas para apresentar suas propostas para realizar estudos de anos consecutivos de eventos extremos: grandes cheias e secas e a fenomenologia associada com foco nos últimos anos. Sistemas meteorológicos responsáveis, configurações precursoras e sucessoras, métodos para identificação de análogos com base em situações atuais.

As empresas/consórcios pré-selecionadas são:   

  1. Consórcio IAG-USP, Cemaden e Sensorii, formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo -IAG-USP;  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden; e Sensorii Engenharia Meteorológica. 
  2. Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC; 
  3. Genesis Pesquisa e Desenvolvimento Ltda; 
  4. Consórcio CGPDI- Fractal, formado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – CGPDI; e pela Fractal Engenharia e Sistemas S.A. 
  5. Consórcio Marangon, Ampere, FUPAI e FDTE, formado pela Marangon Engenharia Ltda; Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE; Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Industria – FUPAI; Ampere Consultoria em Meteorologia para Agronegócios e Energia Ltda. 

A próxima etapa será o envio da Solicitação de Propostas – SDP das empresas classificadas.  O ONS integra a segunda etapa do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral, também chamado de Projeto META II. A iniciativa é executada a partir de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, a fim de promover o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro. O projeto é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e a previsão é de que termine até dezembro de 2025.

Últimas Notícias

Fortalecendo a prevenção e o enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e...
advertisementspot_img

Busch do Brasil expande seu portfólio com produtos da Pfeiffer Vacuum

A Busch do Brasil Ltda., uma subsidiária integral da Busch SE, anunciou expansão de seu portfólio: está assumindo a distribuição e o serviço dos produtos...

Identificação padronizada para segurança do alimento

Uma nova forma de identificar produtos no varejo, que transforma a rotina dos consumidores e os processos de automação das empresas da cadeia de...