O ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou (09/02) os nomes das cinco consultorias/consórcios pré-selecionadas para apresentar suas propostas para realizar estudos de anos consecutivos de eventos extremos: grandes cheias e secas e a fenomenologia associada com foco nos últimos anos. Sistemas meteorológicos responsáveis, configurações precursoras e sucessoras, métodos para identificação de análogos com base em situações atuais.
As empresas/consórcios pré-selecionadas são:
- Consórcio IAG-USP, Cemaden e Sensorii, formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo -IAG-USP; Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden; e Sensorii Engenharia Meteorológica.
- Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC;
- Genesis Pesquisa e Desenvolvimento Ltda;
- Consórcio CGPDI- Fractal, formado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – CGPDI; e pela Fractal Engenharia e Sistemas S.A.
- Consórcio Marangon, Ampere, FUPAI e FDTE, formado pela Marangon Engenharia Ltda; Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE; Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Industria – FUPAI; Ampere Consultoria em Meteorologia para Agronegócios e Energia Ltda.
A próxima etapa será o envio da Solicitação de Propostas – SDP das empresas classificadas. O ONS integra a segunda etapa do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral, também chamado de Projeto META II. A iniciativa é executada a partir de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, a fim de promover o desenvolvimento e a capacitação técnica do setor energético brasileiro. O projeto é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e a previsão é de que termine até dezembro de 2025.