Os vencedores do 8º Prêmio Nacional de Inovação


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram os vencedores da 8° edição do Prêmio Nacional de Inovação. Das 44 instituições finalistas, 15 empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos. A cerimônia de premiação ocorreu no São Paulo Expo, na capital paulista.  

 A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da inovação para toda a economia. “Hoje estamos aqui para celebrar as soluções inovadoras desenvolvidas em diversas áreas. Mas todas com a perspectiva de elevar a produtividade da indústria brasileira e a competitividade da nossa economia. Desde que assumimos, iniciamos esforços com a perspectiva da industrialização do Brasil. E a inovação é o elemento central da nova política industrial que estamos implementando”, assegurou.

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, afirmou que a inovação se tornou um propósito e um valor que permeia boa parte dos negócios, além de representar um compromisso com a criação de um futuro melhor. “O trabalho dos finalistas mostra que devemos traçar o caminho para o futuro com investimentos que fomentem a pesquisa, a ciência e a inovação. Só assim poderemos acompanhar e dar respostas adequadas às mudanças tecnológicas que estão transformando os modelos de produção e de consumo em todo o mundo”, disse.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o poder da inovação proporciona cada dia mais qualidade de vida para as pessoas. “É um orgulho estar aqui somando a esse contexto de neoindustrialização e de eco inovação. Não é só uma noite de premiação. Estamos construindo aquilo que não tem mais volta, que é o mundo da inovação e da inteligência artificial. Esse esforço pela inovação, aliado à sustentabilidade e à inclusão social modifica a vida do Brasil e do planeta”, disse.

As empresas concorreram nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Entre as grandes, Enel (SP), Suzano Papel e Celulose (BA), Natura (SP) e Embraer (SP) se sagraram vencedoras. Televale (MG), Paranoá (SP), Christal (SC) e Akaer (SP) foram as médias indústrias reconhecidas. Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Nanoscoping (SC), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF). 

As empresas Nanoscoping (SC), BMD Têxteis (BA) e o IBM Brasil (SP) foram reconhecidas por suas práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). 

Este ano, o Prêmio Nacional de Inovação reconheceu os Ecossistemas de Inovação em três modalidades: pequeno porte, médio porte e grande porte. As vencedoras dessa categoria foram o Pro_Move Lajeado, do Rio Grande do Sul; Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá, de Minas Gerais; e Ecossistema de Inovação de Florianópolis, de Santa Catarina.  

Na categoria Pesquisador Inovador, os vencedores foram: Letícia Mazzarino, da empresa Nanoscoping (SC); Pascoal Pagliuso, da empresa Akaer (SP); e Gustavo Tonoli, da empresa Klabin (MG).  

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o prêmio reforça a importância de se valorizar a inovação no Brasil e representa uma oportunidade de iniciativas inovadoras serem apresentadas ao país e ao mundo. “Nesta premiação, notamos a enorme capacidade inovadora das empresas, dos pesquisadores inovadores e dos ecossistemas de inovação de diversas partes do país, o que mostra como o Brasil tem potencial para se destacar e como é importante investir em inovação”.

Modalidade 1 – Pequenos Negócios 

Vencedores: Nanoscoping (SC), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF).  

Finalistas: Isobloco (AL), Nanoativa (SC), Nanoscoping (SC), Brintell (SC), Ninho do Verde Compostagem (PI), Paraoil (PA), Match It (SP), Tributei (AP), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF).  

Modalidade 2 – Médias Empresas 

Vencedores: Televale (MG), Paranoá (SP), Christal (SC) e Akaer (SP).  

Finalistas: Televale (MG), Akaer (SP), Tuzzi (SP), Paranoá (SP), Tecnospeed (PR), Christal (SC), BMD Têxteis, Kemia Tratamento de Efluentes (SC) e Nanovetores (SC).  

Modalidade 3 – Grandes Empresas 

Vencedores: Enel (SP), Suzano Papel e Celulose (BA), Natura (SP), Embraer (SP). 

Finalistas: Enel (SP), Suzano (BA), Tupy (SC), Suzano Papel e Celulose (BA), Aker Solutions (PR), Cargill Alimentos (SP), Natura (SP), Embraer (SP). 

Ecossistemas de Inovação 

Vencedores: Pro_Move Lajeado (RS), Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá (MG); e Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC). 

Finalistas: Pro_Move Lajeado (RS), Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (PR), Ecossistema de Inovação de Balsas (MA), Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá (MG), Bioma de Inovação de Maringá (PR), Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (PR), Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC), Pacto Alegre (RS) e Ecossistema de Inovação de Curitiba – Vale do Pinhão (PR). 

Pesquisadores Inovadores 

Vencedores: Letícia Mazzarino (SC), Pascoal Pagliuso (SP) e Gustavo Tonoli (MG). 

Finalistas: Letícia Mazzarino (SC), João Paulo Longo (DF), Robson Tramontina (SP), Pascoal Pagliuso (SP), Emerson Fachin Martins (DF), Felipe Vannucchi de Camargo (SP), Gustavo Tonoli (MG) e Luís Alberto Pereira (RS). 

Além da premiação, os vencedores poderão indicar representantes para participar de Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e de imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional. 

Todas as instituições inscritas receberão um relatório com feedbacks e comparações, com a média dos percentuais de pontuação das candidaturas da mesma modalidade, ao final da sua avaliação

Últimas Notícias

Recap lança campanha de combate a fraudes no setor de combustíveis

As fraudes no setor de combustíveis afetam não apenas a concorrência leal entre as empresas, mas toda a sociedade, ao retirar recursos de áreas...
advertisementspot_img

Prêmio DowGOL reconhece os melhores fornecedores logísticos 

A Dow Brasil anunciou os vencedores da 18ª edição do Prêmio DowGOL que reconhece e promove as melhores práticas de fornecedores logísticos. O evento...

Sabesp é finalista de maior prêmio do mundo no setor de biogás

A Sabesp é finalista do AD and Biogas Industry Award 2024, a maior premiação do mundo no setor de biogás. A Companhia concorre na...