Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras


Integrante do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), centro de pesquisas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), e docente da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Camila Maroneze recebeu destaque na entrega do 24º Prêmio Inventor Petrobras, no dia 29 de abril. 

Com uma patente depositada em parceria com a petrolífera brasileira, a docente foi premiada pela pesquisa intitulada Processo de Obtenção de Membranas de Óxido de Grafeno Reduzido, Membranas Obtidas com esse Método e seus usos em Processo de Separação.

“A conquista do prêmio foi resultado de um trabalho árduo em equipe, com professores e alunos em diferentes níveis de graduação acadêmica, guiados por um objetivo bem-definido e com todo o apoio financeiro e administrativo necessário para que os desafios fossem superados”, destacou a professora.

O processo descreve um método para obter membranas de óxido de grafeno reduzido (rGO), que são estruturas bem finas, com alta capacidade de filtragem e purificação de substâncias gasosas e líquidas, podendo ter aplicação no tratamento de águas e efluentes industriais.

Essa inovação permite o aumento da eficiência no processo de osmose reversa, que é a separação de substâncias por meio de uma membrana e, consequentemente, a redução nos altos custos operacionais.

“Neste momento, eu diria que o trabalho desenvolvido tem um bom potencial de se tornar uma inovação na área de tratamento de água. Ainda não está no mercado e sendo comercializado. Portanto, ainda precisaria de algumas etapas para se tornar de fato uma inovação”, finaliza Maroneze.

A pesquisa é fruto do projeto Desenvolvimento de Tecnologia Inovadora para Tratamento de Águas e Efluentes por Meio de Nanomateriais (2019-2023), idealizado e coordenado pela professora. O Prêmio Inventor Petrobras reconhece os pesquisadores e os colaboradores da petroleira que contribuíram para inovação na empresa por meio de depósito de patentes, além de seu potencial de impacto, para que a empresa se mantenha dentre as mais inovadoras do país no setor de óleo e gás.

Últimas Notícias

Rockwell Automation em parceria com NVIDIA impulsiona o desenvolvimento de robôs móveis industriais com IA

A Rockwell Automation anuncia novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs móveis industriais, mais seguros e inteligentes, com Inteligência Artificial...

Primeira fábrica de inversores de energia solar do Brasil

A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou a primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina na Zona Franca de Manaus (ZFM)....

GT PA-DIN apresenta extensões ao padrão com lançamento da versão 1.1

Os coproprietários do Process Automation Device Information Model (PA-DIM), incluindo FDT Group, FieldComm Group, ISA 100 WCI, NAMUR, ODVA, OPC Foundation, PROFIBUS e PROFINET...